Prudentinos participam de Pedal Anchieta 2018

Evento com 28 mil ciclistas visa percorrer 55 km de descida do planalto de São Paulo até Santos

Esportes - IZABELLY FERNANDES

Data 02/12/2018
Horário 05:17

A manhã do próximo domingo promete ser agitada e cheia de energia. Cerca de 28 mil ciclistas irão se reunir para o Pedal Anchieta 2018, que consiste em uma descida de bicicleta do planalto de São Paulo até o litoral de Santos. Diante de um dos maiores eventos ciclísticos do mundo, os prudentinos não poderiam ficar de fora e já estão deixando tudo organizado para que seis ônibus saiam de Presidente Prudente com destino a pedalada. O percurso será feito inteiramente pela Rodovia Anchieta e terá início às 6h da manhã, com previsão de chegada a Santos às 13h.

A organização do evento é composta por ciclistas que participam do Ciclo Comitê Paulista e contará com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. Para participar da pedalada a inscrição é obrigatória, porém, gratuita, para que a organização possa fazer uma boa gestão, organização e planejamento do passeio. Os interessados em participar do evento devem levar em conta a condição física, pois se trata de um percurso longo e sob o sol. Os ciclistas também devem estar atentos quanto à manutenção das bicicletas, revisando freios, capacete e eventual material para concerto.

O trajeto vai passar pelas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos, além de extensa área preservada, o Parque Estadual Serra do Mar, que conta com vistas da mata preservada e do litoral sul. O presidente da comissão de advogados ciclistas da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) e um dos organizadores do evento, Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, fala que a pedalada promove um contato com a natureza. “Os participantes devem estar conscientes da importância de se manter as áreas preservadas, e se comprometer em não deixarem lixo e nenhuma alteração no percurso”, conta.

O publicitário, Ademir Alves Junior, 39 anos, que vai participar da pedalada, fala que desde criança possui o hábito de praticar o ciclismo. “Comecei a usar a bicicleta como meio de transporte, e depois nunca mais parei.” Com um grupo de 39 ciclistas, Ademir vai de ônibus para o evento neste sábado. “O grupo existe desde 2002 e já participamos de vários eventos semelhantes, inclusive viagens. Gostamos sempre de estar envolvidos com esses passeios, pois servem para unir nossa paixão pela bicicleta e incentivar mais pessoas para se tornarem adeptas deste esporte”, afirma.

 

Tradição

O percurso antigamente era denominado como Passeio Cicloturístico da Rota Márcia Prado, em homenagem a uma ciclista que foi vítima de atropelamento de ônibus na Avenida Paulista. O evento, que teve início em 2009, sofreu muita resistência por parte dos governantes da época, que chegaram a exigir uma taxa de pagamento de R$ 90 mil para como forma de autorização da pedalada. Mesmo assim todos os anos continuaram a persistir com a ideia, mas chegaram a ser impedidos e prosseguir o trajeto devido a uma liminar da Concessionária Ecovias, com dispersão da multidão com uso de bombas.

Neste ano a vitória chegou após diversas mobilizações, os ciclistas solicitaram a criação de um Ciclo-comitê junto ao governo do Estado, e ofereceram propostas para que fosse realizado um passeio cicloturístico anual pela Rodovia Anchieta. Após muitos acordos, o então governador Márcio França anunciou a liberação de uma verba de R$ 5 milhões de reais para realização das obras necessárias para a Rota Márcia Prado e o apoio para a realização do evento anual.

 

 

Publicidade

Veja também