Ao longo do ano, o Horto Municipal de Presidente Prudente, localizado no Jardim Jequitibás, registrou a doação de 1.659 mudas, com média aproximada de 150 por mês.
Entre as espécies mais procuradas pela população, estiveram o ipê-branco, o ipê-amarelo e o resedá de folha gigante, árvores reconhecidas pelas floradas exuberantes que contribuem para o embelezamento urbano.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, o aumento do interesse da população está diretamente relacionado aos benefícios proporcionados pelas plantas no cotidiano. “Ter plantas por perto melhora a qualidade do ar, contribui para o conforto térmico e favorece o bem-estar emocional das pessoas”, destacou.
Atualmente, o Horto mantém um catálogo com 21 espécies de árvores destinadas à doação para plantio em calçadas. Para locais com rede elétrica, são oferecidas 10 opções adequadas, como ipê-amarelo, aroeira-pimenta, acácia-amarela, resedá de folha gigante, alecrim-de-campinas e dedaleiro. Já para calçadas sem fiação aérea, há 11 espécies disponíveis, entre elas aldrago, pata-de-vaca, ipê-branco, cabreúva, magnólia, jacarandá-de-minas, pau-brasil e jambo-do-norte.
“Quando o morador escolhe a espécie correta, contribui para uma cidade mais bonita, mais fresca e com menos conflitos com calçadas, fiações e tubulações”, reforça o secretário.
Além das mudas distribuídas aos moradores, o viveiro do Horto produz espécies nativas utilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em ações de recuperação de áreas verdes e APPs (áreas de preservação permanente). Entre elas, estão embaúba, açoita-cavalo, pau-pólvora, capororoca, ipê-rosa e paineira. O espaço também cultiva espécies voltadas ao paisagismo urbano, como palmeira-fênix, areca-bambu, dracena e pingo-d’ouro.
Serviço
As mudas destinadas ao plantio em calçadas podem ser retiradas gratuitamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Horto Florestal), localizada na Rua Altair de Senna, nº 730, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.