Público deve aproveitar acesso a bons filmes e prestigiar as sessões

EDITORIAL -

Data 15/10/2022
Horário 04:15

A sala escura, um balde de pipoca com manteiga e o filme que você tanto ouviu falar e esperou para ver. Quer programação melhor para curtir com “aquela” companhia? Para alguns, ir ao cinema não passa de um mero passeio, uma forma de se distrair e dar risada. Para outros, é o convite ideal para conseguir o tão esperado encontro com a “gata”. O gênero não importa. Os gostos variam entre comédia, terror, romance e ação. A realidade é que as salas, por todo o país, principalmente nas sessões de estreia ou pré-estreia, estão sempre lotadas.
Os preços, porém, não são tão acessíveis. Como se não bastasse comprar o convite, quem vai de carro ainda precisa pagar, muitas vezes, o estacionamento. Sem contar as guloseimas, que não podem faltar no escurinho. Com o intuito de facilitar este acesso, bem como promover cultura e entretenimento, é que se tornam cada vez mais viáveis e plausíveis, as iniciativas oferecidas no município de Presidente Prudente, com sessões gratuitas de cinema.
No Sesc Thermas, por exemplo, o Cine Bosque proporciona ao público, semanalmente, sempre às terças-feiras à noite, a experiência de assistir a grandes filmes do cinema nacional e internacional, de forma gratuita, em um cenário único a céu aberto. A última exibição do mês ocorreu no dia 4, com o longa “Um Broto Legal”, de Luiz Alberto Pereira Brasil.  A novidade, conforme anunciada nesta semana, se refere ao Cine Concerto, cujas sessões ocorrerão em dois dias, às 20h, com trilhas sonoras sendo executadas ao vivo, durante a exibição dos filmes. No dia 18, o público confere “Limite”, que terá a execução ao vivo de Daniel Nunes (Lise), compositor de trilhas para cinema e teatro. Já no dia 25, a animação com trilha sonora ao vivo é “O menino e o mundo”. Neste, quem comanda o som é o Grupo Experimental de Música, de Santo André (SP), que participou da trilha original da produção. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no dia de casa sessão, a partir das 12h, pelo site sescsp.org.br/prudente. 
Outra iniciativa bem sucedida e velha conhecida do público é o cinema gratuito do Centro Cultural Matarazzo. Nos meses de setembro e outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, o projeto Cine Matinê conta com ampla programação de filmes para a criançada e toda família, sempre com distribuição gratuita de pipoca. 
Que o cinema agrada, não resta dúvida. São inúmeras vantagens proporcionadas pela sétima arte: fortalece o gosto pela arte, integra, diverte, desperta a criticidade. Que o público então aproveite a oportunidade, este acesso a bons filmes e compareça!
 

Publicidade

Veja também