Qual é o segredo?

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 10/09/2022
Horário 04:30

Gestão e administração comumente são utilizadas como sinônimos, contudo existem diferenças entre os termos que valem a pena serem estudadas. De forma geral entende-se que a administração tem aderência maior na área científica, tendo em vista que os seus idealizadores, como Jules Henri Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber, previam ações racionalizadas e técnicas para atingir os objetivos e metas da empresa. A gestão por sua vez tem na sua base elementos humanos que envolvem comportamento, cultura organizacional, motivação, entre outros. 
Obviamente que a gestão recebe aspectos científicos em sua execução, porém, é mais intuitiva e comportamental. De forma geral, a administração é o gênero e a gestão, a espécie. Por isso, ao executar tarefas de gestor, naturalmente se está administrando, mas nem sempre há gestão nas ações dos administradores. Ao entender estes pontos, pode-se perceber melhor o porquê da gestão ser considerada a “cereja do bolo”. Aquilo que faz a diferença.
Antes da administração científica ser consolidada, técnicas rudimentares levaram à construção de grandes obras como castelos, cidades e grandes igrejas. Mesmo sem o termo gestão ser cunhado, as atividades intuitivamente se aproximavam deste conceito. A administração, por sua vez, tornou-se mais completa quando a inteligência das mentes privilegiadas do topo da hierarquia não foram as únicas a colaborar com as estratégias da empresa. E, neste sentido, a motivação dos funcionários, comprometimento, aprendizado contínuo e retenção de talentos passaram a fazer parte da conjuntura administrativa. 
Neste contexto, a gestão conquistou seu espaço e tornou-se fundamental para atingir metas e sucesso de qualquer negócio. Por isso, é preciso reforçar que as empresas começam e terminam com pessoas e são estas que conectam fornecedores e mercados consumidores por todo o mundo. As metodologias científicas são consistentes; permitem reduzir riscos e aumentar as chances de acertos, todavia, são as pessoas que compõem a alma dos negócios e fazem acontecer. Por isso, administrar é necessário, mas o segredo está na gestão, que permite unir as metas da empresa com a prática das equipes.
 

Publicidade

Veja também