Qual o seu estilo de vida? Está bom ou é preciso mudá-lo?

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 27/03/2024
Horário 04:30

Hoje são tantas informações para a terceira idade, seja pela televisão, pelos jornais, pelo rádio, através de revistas ou mesmo pelos celulares, focando sobre qual o melhor estilo de vida, que ficamos sem saber qual o melhor, ou se na realidade já temos um estilo de vida bem estabelecido, e se o nosso jeito de ser já é um estilo de vida, e se ele é ruim ou se é bom e saudável, esse  devemos permanecer  como está, se precisamos melhorar ou mesmo mudá-lo radicalmente.
Mas, se o que somos e temos vivido desta maneira, por décadas, já é nosso estilo de vida e é saudável, então estamos no caminho certo, vida que segue, visto termos um estilo de vida equilibrado e saudável, pois todos os componentes o compõem nos trazendo a melhora da nossa função cognitiva, visto que somos já idosos e a cada dia estamos avançando.
Agora, pensando bem, se o nosso estilo de vida compromete nossa qualidade de vida, nossa autonomia, a nossa independência, com certeza o nosso cérebro mostrará sinais de cansaço e precisamos ficar atentos para evitarmos a terrível demência.
Importante, então, desejamos manter, diariamente, uma qualidade e um estilo de vida saudável, evitando o declínio cognitivo e aumentando nossa reserva cognitiva.
Um dos piores quadros que propicia um estilo de vida ruim e desastroso é relacionado a uma prática de alimentação não saudável, especialmente com produtos industrializados e altamente processados, deixando de lado os nutrientes naturais como frutas, verduras, folhas, grãos e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento da nossa memória, especialmente quando a nossa idade vai cada dia mais avançando.
Por outro lado, fatores negativos e prejudiciais à nossa qualidade de vida estão relacionados ao consumo de álcool, mesmo em pequena quantidade, o cigarro e não ter nenhuma prática da atividade física saudável e regular.
Se a ingesta de uma alimentação saudável propicia obter uma boa qualidade de vida, todavia sozinha não poderá fazer “milagres”, visto ser necessário complementar e, quase obrigatoriamente, incluir no nosso estilo de vida diário a prática de exercícios físicos, regulares, apropriados para própria idade, pois poderá impulsionar a “reserva cognitiva”. Portanto, para maiores resultados de um estilo de vida saudável e com qualidade, precisamos relembrar e focar em uma dieta saudável, relacionamento com pessoas, atividade física regular e adaptada para cada idade, cessação do tabagismo e do consumo de álcool com certeza contribuirão para uma noite de sono reparador.
 

Publicidade

Veja também