As experiências que acumulamos ao longo da vida são muito importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional. Como diz um bom amigo: é importante buscar conhecimentos em diferentes fontes para evoluirmos e ampliarmos nossa visão de mundo.
Em uma das minhas experiências, mais especificamente na área da educação, trabalhei e estudei em uma região em que a maioria dos eventos acadêmicos tratava de temas ligados à própria região. Eu sempre me perguntava: por que eles estudam e pesquisam tanto sobre o lugar onde vivem? Foi então que conheci o termo bairrismo, que significa valorizar a própria região.
Depois, me mudei de lá e essa pergunta continuou sem resposta por um tempo. Porém, ao voltar para a nossa querida região oeste do Estado de São Paulo e iniciar minhas atividades como professor e pesquisador, comecei a entender melhor esse “bairrismo acadêmico”. E, quando tive oportunidade, fiz o mesmo: passei a estudar a região em que vivo.
Se moramos em um lugar e queremos que ele melhore e se desenvolva, precisamos estudar e pesquisar sobre ele. É por meio desses estudos que conseguimos conhecer melhor a realidade local e, principalmente, pensar em soluções e melhorias. Ao longo da minha trajetória, junto com excelentes colegas acadêmicos e ótimos alunos, tivemos a oportunidade de conhecer melhor a nossa região.
Os alunos tiveram um papel fundamental nesse processo. A partir das curiosidades deles sobre gestão empresarial, em diferentes áreas, surgiram várias perguntas e temas de pesquisa relacionados à nossa região. Para responder a essas curiosidades, esses alunos passaram por um processo desafiador: precisaram ler muitos textos, desenvolver suas habilidades de escrita e fortalecer o senso crítico e analítico sobre os assuntos estudados.
A partir desses esforços, alunos e pesquisadores produziram novos conhecimentos sobre a nossa região, abordando temas como: gestão estratégica, associações comerciais, sistemas de informação gerencial, estrutura de recursos humanos nas organizações, sustentabilidade, liderança feminina, empresas familiares, empreendedorismo feminino, gestão de processos e economia circular em brechós, entre outros.
Com esses novos conhecimentos, podemos refletir sobre como melhorar cada vez mais a nossa região. Esse “bairrismo” não se limita apenas à área de gestão, mas aparece em todas as áreas do conhecimento. O ponto em comum é sempre a nossa querida região oeste. Além de conhecerem melhor o lugar onde vivem, os participantes desses estudos e pesquisas, especialmente os alunos, têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos em eventos nacionais e, em muitos casos, até internacionais. É um caminho no qual devemos investir cada vez mais, principalmente se queremos o desenvolvimento da nossa região.