Quarteto prudentino garante vaga no Sul-Americano de Santiago

Segundo o comandante, que esteve presente na cidade nordestina, alguns fatores foram determinantes para o resultado negativo de alguns atletas.

Esportes - Jefferson Martins

Data 17/03/2015
Horário 08:25
 

A equipe Semepp/Projeto Aquarela/SAS conquistou três vagas no Sul-Americano de Caratê, que será em Santiago, no Chile, entre 5 e 7 de junho, na seletiva nacional 1 – sub-14, cadete, júnior e sub-21 –, disputada em Campina Grande (PB), no Ginásio da UFCG (Universidade Federal da cidade), entre sexta-feira e sábado. De acordo com o técnico Fabrício José Canto, embora o resultado tenha ficado aquém do esperado, ainda existe outra opção para buscar a classificação. Também de Presidente Prudente, mas que atuou pela delegação do Estado de Santa Catarina, Izabela Corrêa Rainho se manteve no elenco nacional.

"Não foi como gostaríamos, pensávamos em trazer seis classificados . Agora vamos seguir em frente e planejar para tentar a classificação dos atletas que não conseguiram em Campina Grande", expõe o professor, sobre a seletiva nacional 2, que será realizada em Blumenau (SC), entre os dias 27 e 29 deste mês.

Atingiu o objetivo pelo kumitê (combate), Gustavo Furuuti Fernandes, de Álvares Machado, na categoria 12 e 13 anos, com menos de 50 kg. "Tive dificuldade em apenas uma luta, mas consegui fechar por 8 a 0", lembra Fernandes sobre o seu rendimento na Paraíba. Os demais qualificados foram: Giovana Livramento Trujilo, no kumitê, entre 12 e 13 anos, menos de 45 kg e Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva, que está na classe entre 14 e 15 anos, menos de 47 kg, no katá (luta imaginária) e kumitê.

Segundo o comandante, que esteve presente na cidade nordestina, alguns fatores foram determinantes para o resultado negativo de alguns atletas. "O nível dos competidores, que estavam na seletiva, é muito alto, sendo a elite da modalidade. Além disso, tem a tensão que passamos antes da viagem , que acredito que contribuiu para tirar um pouco da confiança dos garotos", pontua.

 

Emocional abalado


Canto aponta ainda algumas dificuldades, entre elas o motivo da troca de treinador – Renato Franco, o titular, morreu, no ano passado, em outubro, vítima de acidente automobilístico – e a mudança em si. "Até que as crianças se recuperassem emocionalmente tivemos que ter cautela com elas, pois em função da perda do Renato Franco, ficaram muito abaladas", afirma.

Izabela Rainho, que atua nas modalidades katá e kumitê, foi a primeira colocada, em ambas na classe júnior, entre 16 e 17 anos, acima de 59 kg. "Na minha categoria estava muito difícil, mas consegui a vaga e estou indo para o quinto ano pela seleção", revela a jovem carateca.

Tentam novamente a vaga, na seletiva nacional 2, em Blumenau: Kevellin Giovana Cardoso Martins, irá competir no katá, entre 14 e 15 anos, menos de 47 kg. Na mesma faixa etária está Erick Menezes Canto, que atua entre os caratecas com menos de 52 kg, pelo kumitê. Isis Sayuri Hondo, de Mirante do Paranapanema, no katá e no kumitê, na categoria entre 12 e 13 anos, menos de 35 kg (quilos). Completam o time: Ana Beatriz de Oliveira, no kumitê e que está na faixa entre 14 e 15, com mais de 54 kg, e Isadora Maria Lopes Trombini, no kumitê, 14 e 15 anos, com menos de 47 kg.

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o caratê de Presidente Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), e da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB).
Publicidade

Veja também