Quarteto regional atua nos Jogos Sul-Americanos

Os Jogos são uma iniciativa da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e fazem parte do planejamento estratégico da instituição para o desenvolvimento esportivo da América do Sul.

Esportes - Jean Ramalho

Data 27/09/2013
Horário 09:45
 

Iniciados em 18 deste mês, os Jogos Sul-Americanos da Juventude seguem até domingo, na cidade de Lima, capital do Peru. Nesta, que é a primeira edição do evento, as disputas envolvem atletas com idade até 18 anos de 14 países do continente e divididos em 22 modalidades. Uma das últimas a estrear na competição é o atletismo, que terá quatro representantes da região. Trata-se do técnico Dino de Aguiar Cintra Filho e dos atletas Bruno Germano Spinelli e Kelves Aparecido dos Santos, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, de Presidente Prudente, além de Daniel Ferreira do Nascimento, que é de Paraguaçu Paulista.

Os Jogos são uma iniciativa da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e fazem parte do planejamento estratégico da instituição para o desenvolvimento esportivo da América do Sul. A delegação brasileira é comandada pelo Comitê Olímpico (COB) e conta com cerca de 100 atletas envolvidos em 22 modalidades. O atletismo é um dos esportes que mais cedeu competidores, com 28 no total, sendo 14 no masculino e 14 no feminino.

Além do Brasil e do anfitrião Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname também estão representados na competição. Já as disputas englobam além do atletismo, o badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, mountain bike (MTB) e de estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia.

Nos Jogos, o técnico Dino de Aguiar Cintra Filho atuará ao lado dos técnicos Alceu Boska Cavalett, de Santa Catarina, e Paulo Cézar da Costa, do Paraná, sob o comando do treinador-chefe Jorge Peçanha, do Rio Grande do Sul. Na mesma sequência, Bruno Germano Spinelli e Kelves Aparecido dos Santos enfrentam os saltos com vara e em distância. Já o paraguaçuense Daniel Ferreira do Nascimento encara a prova dos 3.000 metros com obstáculos.

 

Liderança absoluta


Até a última atualização, feita na tarde de anteontem, o Brasil liderava com folga o quadro de medalhas dos Jogos. O País aparecia com 71 medalhas no total, sendo 36 ouros, 19 pratas e 16 bronzes. Na segunda colocação vinha a Venezuela com 30, sendo sete ouros, 14 pratas e nove bronzes. A Colômbia figurava na terceira posição, com o mesmo número de medalhas de ouro da Venezuela, entretanto, com sete pratas e dez bronzes, com um total de 24 medalhas.

 

Publicidade

Veja também