Que bom, chegaram as férias das crianças...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 13/07/2022
Horário 05:00

Nesse exato momento podemos considerar que as crianças já estejam todas em férias, e que podem fazer de seus dias livres suas melhores escolhas. Que maravilha, férias, poder dormir até tarde e depois ficar de boa o dia todo, sem ter que levantar tão cedo e ter que ir à escola. Assim e, merecidamente, vem o verdadeiro descanso que as crianças precisam para recarregar as energias e poder voltar com uma maior disposição para o término do ano letivo. Seria tudo isso mesmo?
É bem verdade que os estudos sempre foram considerados como um trabalho aos alunos, mesmo sem ter aquela remuneração, devido uma carga horária e desempenho por estudar e almejar uma formação. E durante esse período, mesmo sendo curtas as férias, sempre vem aquela preocupação dos pais que continuam trabalhando, no que fazer com as crianças que estarão em casa. Lembrando que alguns podem considerar esse período de descanso, um momento especial de poder rever algumas matérias que tiveram dúvidas, e enquanto outros querem e buscam brincar, se divertir. 
Consideramos que, nesta situação, as duas terão seus valores agregados no momento de crescimento e desenvolvimento, que precisam necessariamente ser feitas, isto é, valorizar o estudo contínuo e incluir o lazer de forma salutar de desempenho. 
Queridos pais, avós, tios (as), vocês sempre serão peças fundamentais nesse processo de formação e evolução contínua dessas crianças, evidente que se entenderem a necessidade do que precisa ser feito. E nesse exato momento, procurar acompanhar de perto, de maneira leve, consciente, precisa e muito participativa o que cada uma tem de sua dificuldade e interesse. E que a energia vital e firme de ambos os lados caminhem com o propósito que juntos serão bem mais fortes.  
Por isso, de coração aberto, com disciplina, disposição e foco, chame para vocês (e sinta a criança que existe dentro de você) cada uma delas. Por isso, nessas férias, brinque, jogue bola, solte pipas, escorregue na grama com papelão, conte histórias, leia bons livros, faça cabaninhas, jogue travesseiros, fique descalços, pise na grama, fale da chuva, do vento, do sol, da lua, da noite, do dia, dos animais, da caca que sai do nariz, das frutas, das hortaliças, do porquê de comer e beber, de estudar, do ter que dormir... Fale do tecnológico, mas também do analógico, do beijo, do abraço, do amigo, das tristezas, do parto, da morte, fale da vida... E do quanto os amam, e que sempre será grato a Deus por eles.
 

Publicidade

Veja também