Todos sabem que a expressão quebrou o pau - ou o pau quebrou - é uma metáfora muito usada para descrever uma grande confusão ou uma briga que saiu fora do controle. Ou seja: os briguentos que se danem, pois pode sobrar para quem se dispõe a apartar os contendores. É isso mesmo: um bafafá qualquer pode conter dores, mas isto é apenas um chiste deste aristocrata e charmoso cronista.
No caso em questão (alusão ao título), quebrou o pau é no sentido literal mesmo, mas não tem nada a ver com madeira de lei ou sem lei. É o bilau mesmo. Explico: um sujeito da Tanzânia, país do leste da África, estava "afogando o ganso" com uma mulher e entrou pelo cano. O bitelo quebrou. Isto mesmo que vocês leram: quebrou.
E quebrou feio. O bilau do cara sofreu três fraturas. Como isso pode acontecer? Sei lá, dona Lalá. Acho que a senhora deve falar com um urologista, o médico que entende desses babados. O sujeito foi parar no hospital. Ficou preocupado porque o bilau inchou pra cachorro.
Pois é, essas coisas acontecem. Aliás, parece que fratura no bitelo acontece até com certa frequência. Não sei o desfecho da história, mas presumo que o homem foi operado. Ou passou por cirurgia, como dizem certos jornalistas (hoje em dia ninguém é operado; o cara passa por cirurgia).
Ainda sobre este assunto (quando o bilau "enguiça"), não faz muito tempo, em São Paulo, um ator pornô levou o maior susto. Ele teve uma crise de priapismo e também precisou de atendimento médico. Foi levado ao hospital com a "mandioca armada". O bitelo insistia em ficar ereto. Vai ver o sujeito abusou do azulzinho para receber uma graninha e se lascou. Azulzinho ou algum afrodisíaco desconhecido.
Como o cronista explicou acima, essas coisas acontecem na hora do pega pra capar ou na hora do "nheco nheco". No arremate, mais uma historinha. Não é de bilau fraturado ou com priapismo grave, mas de um bilau que provavelmente foi jogado pros cachorros. Se não me engano, aconteceu na década de 60 no Rio de Janeiro. Uma esposa descobriu que estava sendo traída pelo marido e não teve dúvidas: ela cortou o pênis do cara. Isto mesmo: arrancou, decepou, por aí. No dia seguinte, um jornal popular publicou a manchete: "Cortou o mal pela raiz".
DROPS
Nova dupla caipira na praça: Cid e Cidão (aliás, os dois se dão bem).
Sede de vingança? Beba água benta.
Casamento: o que Deus uniu a "desculpa da dor de cabeça" não separe.
Ande na linha, mas cuidado com o trem.