Queda de helicóptero em Rosana mobiliza equipes para localização do piloto

Ação conjunta entre a Polícia Militar de São Paulo e Mato Grosso do Sul chegou ao suspeito; vegetação no local do acidente foi tomada pelo fogo

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/10/2020
Horário 17:19
André Cerilo da Silva/Reprodução - Vegetação foi tomada pelo fogo após queda do helicóptero
André Cerilo da Silva/Reprodução - Vegetação foi tomada pelo fogo após queda do helicóptero

Na manhã de hoje, um helicóptero de pequeno porte caiu e pegou fogo em um assentamento rural em Rosana. Conforme a Polícia Militar de São Paulo, uma ação conjunta com equipes do Mato Grosso do Sul conseguiu localizar o homem suspeito de pilotar a aeronave. 

O acidente ocorreu por volta das 8h22, no Assentamento Nova Pontal. Apesar da dimensão, não há o registro de vítimas. 

De acordo com o registro policial, após a queda o piloto saiu da aeronave e pediu socorro para um sitiante, que forneceu carona até o distrito de Primavera.

Na sequência, o homem contratou um serviço de táxi e deixou o local. Com base nas informações de que ele estaria em um veículo GM/Corsa com destino a Dourados (MS), os policiais de Rosana fizeram contato com militares do Estado vizinho, que iniciaram as buscas.

Segundo a polícia, o suposto piloto foi encontrado nas proximidades do terminal rodoviário. Ao ver a viatura, correu por aproximadamente quatro quarteirões até ser detido. 

Acusado nega o fato

Em um primeiro momento, o acusado, 39 anos, que é ex-policial rodoviário federal, negou ter conhecimento do acidente.

Porém, ao ver algumas imagens alegou que estava no local do fato, e que viu a aeronave em chamas, sem saber o que aconteceu. Segundo a polícia, ele também não soube explicar o que fazia naquela área.. 

Com o homem foi encontrado um celular, o qual não soube informar o número de linha, uma chave de veículo, alguns tíquetes de embarques em aviões, e uma bolsa com objetos pessoais. 

De acordo com a Polícia Militar sul-mato-grossense, foi feito contato com o tenente-PM Adriano Loureiro e com o delegado de polícia, Edmar Rogério Caparroz, de Rosana, que informaram sobre a ocorrência registrada na cidade.  

O acidente foi registrado como atentado contra a segurança de transporte aéreo, conforme o artigo 261 do Código Penal. 

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido até a Depac (Delegacia de Pronto-Atendimento Comunitário), onde permanece à disposição da Justiça.

Até o momento, as circunstâncias do acidente e o motivo da fuga do piloto são desconhecidas. Além da Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, a Aeronáutica também já foi comunicada.


André Cerilo da Silva/Reprodução - Fogo mobilizou força-tarefa entre equipes

Fogo em vegetação

Devido ao fogo causado pela queda do helicóptero, as chamas se espalharam e atingiram uma área de reserva legal do Assentamento Nova Pontal. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura e moradores das imediações realizaram uma força-tarefa para a extinção da queimada.


André Cerilo da Silva/Reprodução - Circunstâncias da queda são investigadas pela Polícia Civil

SAIBA MAIS

Polícia procura por piloto de avião que caiu em canavial

Avião monomotor cai e causa incêndio em canavial

Aeronave faz pouso forçado após bater contra urubu em Regente Feijó

Publicidade

Veja também