Quem não vacinou seus idosos, ainda tem tempo!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 02/08/2023
Horário 04:30

Estamos, ainda, na temporada de inverno. Em alguns períodos temos dias muito secos e bem frios, às vezes chegando à temperatura abaixo dos 13 graus Celsius, e outros dias, temos períodos mais quentes, chegando a 28 graus Celsius, acompanhado de baixa umidade, que além de prejudicar nossa respiração, deixando desconfortável, ainda ajuda na proliferação do vírus da gripe, aumentando a probabilidade de desenvolver especialmente a doença pneumocócica.
Relembrando que nesta época do ano, são muito comuns o quadro gripal e resfriado. A gripe costuma afetar todas as vias aéreas, desde a região do nariz, garganta e brônquios, por isso é mais grave. Já o resfriado não afeta todo o sistema respiratório, por isso é considerado mais leve. Na gripe, os sintomas tendem a aparecer quatro dias após o contato com o vírus, e duram entre sete e dez dias. Já o resfriado apresenta recuperação mais rápida, dentro de até cinco dias.
Por isso é importante a diferenciação entre estas duas situações, de modo a esclarecer familiares que ambas as situações não devem ser consideradas desprezadas ou mesmo banais, particularmente quando cuidamos de pessoas da terceira idade. 
Em situações em que idosos estão com sua imunidade diminuída, tanto a gripe quanto o resfriado podem tornar-se graves, com surgimento de complicações, especialmente com o comprometimento dos pulmões, surgindo a pneumonia que pode comprometer a qualidade de vida, deixando nossos idosos prostrados e às vezes até serem internados.
Neste período de inverno, em que o tempo fica mais seco e as temperaturas caem, é mais propenso que as pessoas acabem se contaminando, principalmente por evitarem abrir janelas e portas. Faz-se necessário, nos dias mais quentes deixar a casa com portas e janelas abertas para arejar bem como realizar limpeza de móveis, tapetes e carpetes (quando existem).
Outra orientação para filhos que têm sob seus cuidados idosos consiste na realização da vacinação, pois constitui o meio mais importante e seguro para diminuir ou mesmo evitar os casos de gripe e até de pneumonia. A prevenção com certeza salva vidas.
O Ministério da Saúde preconiza para terceira idade estas vacinas contra: gripe, meningite, pneumonia, dupla - difteria e tétano, tríplice - sarampo, caxumba e rubéola, hepatites, febre amarela e herpes zoster.
É bom lembrar que ainda estamos vivendo transmissão da Covid-19, e se faz necessário completar todas as fases da vacinação.
Veja a carteirinha de vacinação do papai, mamãe, vovó, sogra e sogro se estão em dia, caso não, vá a um posto de saúde e complete.
 

Publicidade

Veja também