Rede estadual adianta para janeiro início do ano letivo

Na rede particular de Prudente, segundo Grosso, estão matriculados, atualmente, aproximadamente 13 mil estudantes.

REGIÃO - Aline Camargo

Data 15/01/2014
Horário 09:27
 

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual teve a data adiantada para o início das aulas, por conta da realização dos jogos da Copa do Mundo. Em Presidente Prudente, as escolas estaduais voltarão com as aulas no dia 27 de janeiro. Já as escolas da rede municipal mantêm o calendário habitual e iniciam o ano letivo no dia 4 de fevereiro, bem como as particulares, cujas aulas iniciam na primeira semana de fevereiro.

Nas escolas estaduais, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação, o calendário especial, por conta da Copa, manterá os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.

A rede particular de ensino mantém o calendário habitual em 2014, segundo o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Prudente e Região, Antonio Batista Grosso. "Cada colégio inicia as aulas em dias diferenciados, então, não tem uma data certa para todos. Mas, o início do ano letivo deve ocorrer nos dias da primeira semana de fevereiro", explica. Ainda conforme Grosso, as escolas já disponibilizaram as listas de material escolar aos pais, e as matrículas podem ser feitas no dia que antecede o início das aulas. "Algumas escolas publicaram a lista no site da instituição, mas todas já entregaram aos pais com todas as orientações. Os mantenedores dos colégios estão bem orientados quanto ao que é permitido comprar ou não de material escolar. Em relação às matrículas, os pais podem procurar as escolas que ainda possuem vagas para realizar as inscrições antes do início das aulas", conclui.

Na rede particular de Prudente, segundo Grosso, estão matriculados, atualmente, aproximadamente 13 mil estudantes.

As escolas municipais retornam às aulas no dia 4 de fevereiro, pois não há antecipação e, segundo a secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, o ano letivo inicia com o encerramento das férias dos profissionais da educação.

Ainda de acordo com a secretária, quanto às matrículas, as crianças que já pertencem à rede municipal de ensino têm vagas garantidas, portanto, já estão rematriculadas automaticamente. "Basta os pais, ou responsáveis legais, efetivarem a confirmação da mesma até a data do início do ano letivo", explica. Para os novos alunos oriundos de transferências, de acordo com Gerbasi, a matrícula para a educação infantil já estão encerradas e para o ensino fundamental a mesma pode ser feita até 4 de fevereiro. As matrículas novas deverão ser confirmadas até no máximo dia 25 de janeiro.

A rede municipal de educação possui 56 unidades e mais quatro filantrópicas em atividade, que atendem um total de 17.544 crianças em Prudente.
Publicidade

Veja também