Rede Lucy Montoro

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 25/04/2021
Horário 06:05

Na sexta-feira, dia 30, será realizada uma audiência pública online para tratar da instalação da unidade da Rede Lucy Montoro para tratamento e reabilitação de pacientes com deficiências físicas, motoras e sensório-motoras. A iniciativa é da Câmara Municipal de Pirapozinho, por meio do vereador Claudinei Dinello que, começou o movimento para ampliar o atendimento e tratamento destes pacientes na nossa região. A audiência será transmitida pela página do Facebook da Câmara de Pirapozinho, a partir das 20h.

Sem atendimento no AME

A relevância da unidade da Rede Lucy Montoro para atendimento da região é indiscutível. Só para você, leitor da coluna, ter uma ideia, desde março do ano passado, o AME não tem atendimento no setor de Fisiatria. A Câmara de Pirapozinho cobrou, por meio de um requerimento, um posicionamento do Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, de Prudente. A resposta é de que o setor de fisiatria conta com apenas dois profissionais médicos e ambos solicitaram a suspensão de atendimentos em março de 2020. Segundo o AME ainda, foi contratada outra profissional que atendeu de julho a setembro, aos sábados, porém, por indisponibilidade da médica, o serviço foi suspenso novamente e agora, sem data para retornar.

Sem manutenção nas próteses

O vereador Claudinei Dinello relata que este é o drama dos pacientes com deficiência, muitos em reabilitação com uso de próteses que, desde então, estão sem manutenção e cuidado. “Precisam de atenção médica, os amputados vão esperar até quando? Não há mais abertura de vagas em São Paulo, pelo menos para manutenção de próteses destas pessoas”, desabafa. Por meio das redes sociais, Dinello disse que há pacientes que já estavam usando próteses mecânicas nas pernas e que, por falta de manutenção e atendimento, voltaram para a cadeira de rodas, pois não tem recursos financeiros para manutenção. Triste realidade.

Unidade será instalada em Prudente

Há pouco mais de um mês, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB) disse que a prefeitura da cidade disponibilizará uma área para instalação da unidade. Na ocasião, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), destacou que estão previstos R$ 20 milhões para a construção do prédio e outros R$ 10 milhões para compra de equipamentos. A instalação da Rede Lucy Montoro integra o Programa Pontal 2030.

Vacinação contra COVID-19

Idosos de 64 anos serão imunizados amanhã, 26, contra Covid-19, a partir das 13h. Vá até a unidade de saúde mais próxima, com documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

Saúde da mulher em Narandiba

Na terça-feira, 27, das 9h às 16h, a rede de apoio ao portador de Câncer estará em Narandiba fazendo exames preventivos. Todas as mulheres de 25 a 65 anos interessadas devem solicitar o agendamento pelos telefones (18) 99630-2497 e (18) 99670-4083. No momento da consulta, é preciso apresentar o RG e cartão SUS.

Iniciativa espetacular

A Polícia Civil de Pirapozinho entregou na quinta, 22, um Fiat Mobi para uso APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Adamantina. A entrega foi feita pelo delegado da Polícia Civil de Pirapozinho, Rafael Guerreiro Galvão, ao presidente da Apae de Adamantina, Carlos Bocchi Pereira. O veículo foi apreendido em ocorrência de tráfico de drogas e no dia 08 de abril, a justiça homologou a sua destinação para a entidade. Só em Pirapozinho, mais de 10 entidades foram beneficiadas, em Adamantina, outras duas também receberam a doação. Parabéns pela iniciativa do Delegado Rafael Galvão que, juntamente com Ministério Público e o Poder Judiciário destinam veículos que antes eram utilizados para a prática de crimes, para uso da sociedade.

Publicidade

Veja também