Redução da vazão mínima da usina de Porto Primavera tem início

Segundo Cesp, medida visa contribuir para preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2022
Horário 13:21
Foto: Cesp
Redução de vazão na usina, por comando do ONS, visa preservar estoques de água para os próximos meses
Redução de vazão na usina, por comando do ONS, visa preservar estoques de água para os próximos meses

A partir desta terça-feira, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), seguindo determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia, irá reduzir a vazão mínima defluente na UHE (Usina Hidrelétrica) Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, à altura do município de Rosana.

"A medida tem fundamento no cenário incerto de afluências e de carga para os próximos meses, e visa contribuir para a preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica", informa a Cesp.

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo defluente deverá ser reduzido em até 300 m³/s, passando dos atuais 3.900 m³/s para até 3.600 m³/s, valor que deve ser mantido pelos próximos meses. A decisão faz parte dos esforços para a recuperação do armazenamento equivalente do SIN (Sistema Interligado Nacional) e reversão do rebaixamento dos níveis de água dos reservatórios ao longo do período seco de 2022, garantindo também a segurança da operação eletroenergética.

Para o processo de redução de vazão, a Cesp implementará o plano de trabalho aprovado e acompanhado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que contempla as diretrizes para o processo de monitoramento ambiental ao longo do Rio Paraná, nos trechos compreendidos entre a jusante da UHE Porto Primavera e a foz do Rio Ivinhema. 

"A companhia reforça que é pautada por rígidas diretrizes socioambientais e está sempre atenta à sua atuação junto às comunidades dentro de papel social da empresa, além de cumprir rigorosamente todas as legislações vigentes", pontua a Cesp.

Diálogo Aberto

Para esclarecimentos e dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail inform@cesp.com.br ou pelo WhatsApp (11) 93032-6699, canal Diálogo Aberto de atendimento à comunidade do entorno da UHE Porto Primavera.

Publicidade

Veja também