Referenciamento do HR gera baixo impacto em PP

Nos 4 locais visitados pela reportagem na tarde de ontem, o movimento de pacientes esteve controlado e dentro da normalidade

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 02/09/2016
Horário 10:55
 

O primeiro dia do novo sistema de assistência referenciada implantado pelo HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo gerou baixo impacto nas unidades de saúde de Presidente Prudente. Pelo menos nos quatro locais visitados pela reportagem na tarde de ontem, a movimentação de pacientes esteve controlada e dentro da normalidade, mesmo diante da adesão dos servidores da saúde à greve dos funcionários públicos municipais. Cenário semelhante ao movimento encontrado no pronto-socorro do HR, classificado pela Assessoria de Imprensa da unidade como "tranquilo e dentro do esperado".

Jornal O Imparcial Cerca de 10 pessoas aguardavam atendimento médico no Cohabão

Sempre concorrida, até mesmo a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h do Conjunto Habitacional Ana Jacinta estava com a movimentação comedida. Inaugurado em maio, o local costuma receber entre 200 e 300 pacientes por dia e, ao que parece, a mudança na rotina de atendimentos do HR não refletiu em aumento da demanda, segundo uma das cerca de 40 pessoas que aguardavam por uma consulta na tarde de ontem. "Está tudo tranquilo, estão chamando rápido", comentou o paciente.

Calmaria parecida podia ser encontrada na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, conhecida como Cohabão. Por volta das 15h de ontem, cerca de dez pessoas aguardavam atendimento médico no local. Entre elas, a dona Iolanda Ezequiel Malacrida, 56 anos, que estranhou o fluxo reduzido. "Estou fazendo controle de pressão, então, venho aqui todos os dias. Esses corredores estão sempre cheios de pacientes, mas hoje está tudo muito tranquilo, bem diferente da normalidade", relata.

Na UBS do Jardim Guanabara, a secretária disse que a quantidade de pacientes que esteve na unidade ao longo do dia não fugiu da regularidade, sobretudo, "por conta da campanha de divulgação e conscientização que vem sendo feita há alguns dias", afirma. A UBS Central, conhecida como Palácio da Saúde, também esteve vazia na tarde de ontem, mas lá, a razão do sumiço dos pacientes foi a greve dos servidores públicos municipais, aderida por parte da classe médica.

 

Novo sistema

Após um período de cerca de um mês de preparação, o HR iniciou ontem seu novo sistema de assistência referenciada. Desde ontem, a unidade está priorizando casos de média e alta complexidade, considerados graves ou gravíssimos. Ou seja, com a alteração, casos simples e de baixa complexidade estão sendo revertidos às UBSs, bem como às ESFs (Estratégias de Saúde da Família), UPAs  e unidades 24 horas dos municípios.

O novo sistema propõe que a demanda espontânea, aquela que chega sem encaminhamento, não seja mais atendida pelo hospital. Tudo porque, o HR foca agora no atendimento aos pacientes levados por equipes de resgate, como do Corpo de Bombeiros, Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências) e Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares).

 
Publicidade

Veja também