O deputado Mauro Bragato (PSDB) informou à imprensa nesta terça-feira que as obras de reforma do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente terão início em 2 de dezembro. A reportagem de O Imparcial solicitou posicionamento à ASP (Aeroportos Paulistas), concessionária que administra o local, mas não obteve resposta.
Segundo Bragato, na manhã desta terça-feira, o diretor responsável pela administração dos aeroportos do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes, esteve no aeroporto acompanhado pela direção da empresa contratada para executar a obra.
A visita técnica teve como objetivo o alinhamento final de projetos, ajustes estruturais e definição dos primeiros passos do cronograma, garantindo que tudo esteja pronto para o início imediato das intervenções.
Bragato aponta que a modernização contemplará a ampliação total do terminal, com área final de 2.639 m², mais do que o dobro da estrutura atual, e novo fluxo interno de embarque e desembarque, "trazendo mais eficiência, conforto e segurança".
Além disso, estão previstas duas salas de embarque maiores, com climatização e acessibilidade aprimorada; dois portões de embarque, reorganizando o atendimento aos passageiros; três espaços de café e convivência, ampliando as opções de serviços para quem utiliza o aeroporto; e reformas gerais em acabamentos, sistemas elétricos, banheiros, sinalização e áreas de circulação.
"A ampliação do Aeroporto Adhemar de Barros é uma conquista fundamental para fortalecer o transporte aéreo regional, atrair novos voos e impulsionar o desenvolvimento econômico do oeste paulista", ponderou Bragato.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, informou que teve início nesta terça-feira a reforma do trecho comprometido da pista, em que toda a pintura e sinalização serão refeitas.
"Semana que vem, começa a reforma do terminal, mais que dobrando de tamanho, trazendo conforto, fazendo toda a região galgar novos voos e gerando emprego, renda e prosperidade", destacou.

Foto: Reprodução - Vídeo publicado por Piai mostra trabalhos em pista
Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Marcos Nomura, essa conquista é de toda a região. "Essa é uma luta de muitos anos, construída com diálogo permanente e participação ativa da sociedade civil organizada, com apoio do deputado estadual Mauro Bragato. Ao longo desse período, realizamos diversas reuniões com a Artesp [Agência de Transporte do Estado de São Paulo], com a concessionária ASP e com autoridades estaduais e municipais, sempre ao lado de entidades parceiras como a Acipp [Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente], Grupo Lidera, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Codepp [Conselho de Desenvolvimento Econômico de Prudente] e Ciesp [Centro das Indústrias do Estado de São Paulo]. Para a UEPP, este é um marco importante que reafirma a força do trabalho coletivo, da mobilização regional e do compromisso com o desenvolvimento do oeste paulista", comenta Nomura.