Região tem 10,1 mil candidatos inscritos para o Enem 2021

Neste domingo, portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h; aplicação do exame começará às 13h30 (horário de Brasília)

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 20/11/2021
Horário 04:02
Foto: Tânia Rego/ABr
Enem será aplicado em 11 cidades da região; confira seu local de prova na página do participante 
Enem será aplicado em 11 cidades da região; confira seu local de prova na página do participante 

O primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 ocorre neste domingo, 21 de novembro, para 10.150 inscritos na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília). Então anota aí! Para este primeiro dia é necessário o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, documento de identificação válido, e máscaras de proteção contra Covid-19. O segundo dia de prova será em 28 de novembro (confira o cronograma).
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas, adianta o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento — ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias — e uma redação. 
No primeiro dia do exame, os participantes terão 5h30 para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. Já no segundo dia de exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5h de duração. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais, em cada dia do exame, para responderem às provas.
É aconselhável, segundo o Inep, levar o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Identificação do participante

De acordo com o Inep, nos dois dias de aplicação do Enem 2021, o participante deverá apresentar a via original de documento de identificação oficial com foto para entrar na sala de aplicação. O edital do exame especifica os documentos válidos para a identificação do participante no dia do exame, como cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.
O Inep também destaca que o participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é valido para o participante que apresentar documentação original danificada.

Prevenção contra Covid

Não será permitido que o participante permaneça no local de prova sem documento de identificação válido e sem a máscara de proteção à Covid-19, tendo em vista que o uso da proteção facial, cobrindo nariz e boca, é obrigatório por todo o período em que o participante estiver no local de aplicação. Somente será permitido que o participante tire a máscara no momento da identificação, antes de entrar na sala de prova, bem como para beber água e se alimentar. 
O participante que precisa da Declaração de Comparecimento no Enem 2021, para fins de confirmação de sua presença no exame, já pode emitir o documento, disponível na “Página do Participante”. A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o inscrito entrar na sala de prova, nos dois dias de aplicação.

SERVIÇO
Para conhecer o local de prova basta acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) e consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões não serão divulgados nos dias de aplicação do exame. A previsão é que os arquivos sejam publicados no portal do Inep, até 1º de dezembro.

CRONOGRAMA DO ENEM 2021

Provas: 21 e 28 de novembro
21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia: 19h
Término das provas 2º dia: 18h30

QUANTIDADE DE INSCRITOS NA 10ª RA

Municípios*

Nº de inscritos

Adamantina

466

Dracena

1.080

Martinópolis

354

Mirante do Paranapanema

236

Osvaldo Cruz

402

Presidente Epitácio

475

Presidente Prudente

5.377

Presidente Venceslau

611

Rancharia

514

Rosana

318

Teodoro Sampaio

317

TOTAL

10.150

Fonte: Inep

* Municípios definidos pelo edital

Publicidade

Veja também