Região tem 31 pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia; veja em quais escolas

Alunos da rede estadual agora passam por provas da fase on-line, que ocorrem entre outubro, novembro e dezembro; mais bem colocados vão para etapa presencial

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2023
Horário 14:54
Foto: Divulgação
Escola Professor Placídio Braga Nogueira, em Prudente, é uma das escolas representadas
Escola Professor Placídio Braga Nogueira, em Prudente, é uma das escolas representadas

Depois da disputa nacional, chegou a vez de definir as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024. Em todo o Brasil, mais de 28 mil estudantes dos anos finais do ensino fundamental 2 (9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série) de escolas públicas e particulares foram pré-selecionados para as provas da fase on-line. Desses, 1.018 estão matriculados em unidades da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) da rede estadual, sendo 31 na região de Presidente Prudente (veja tabela no final do texto).

Estão na lista da seletiva os estudantes do nível 4 (ensino médio) que obtiveram nota igual ou superior a sete e os do nível 3 (9º ano) com nota igual ou superior a nove na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia. Como as etapas internacionais serão realizadas ao longo de 2024, é importante que os participantes tenham menos de 20 anos de idade e não estejam cursando disciplinas de grau universitário no próximo ano. 

A fase on-line é dividida em três provas obrigatórias, entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Para cada exame, os estudantes têm o prazo de duas horas para resolução das atividades. O grau de dificuldade das questões aumenta da primeira para a segunda e da segunda para a terceira prova.

A 1ª prova on-line ocorre nesta sexta-feira. A 2ª prova no dia 17 de novembro. Já a terceira em 15 de dezembro.

Serão convidados para a fase presencial entre 150 a 200 jovens com as melhores médias nas três provas on-line. Prevista para março de 2024, no município de Barra do Piraí (RJ), a etapa inclui avaliações teóricas, observacionais reais ou planetário e de carta celeste. Ao fim, a comissão definirá o grupo de 40 estudantes que deve participar do treinamento de 2024, incluindo cinco meninas do ensino médio, cinco estudantes de escolas públicas do ensino médio e cinco estudantes da 1ª série do ensino médio com as maiores pontuações na seletiva.

Os treinamentos também terão caráter classificatório, uma vez que escolherão as duas equipes brasileiras representantes da 17ª IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) e da 16ª OLAA (Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica). O regulamento completo está disponível em www.oba.org.br/site.

Relação de cidades e escolas com estudantes pré-selecionados na região

Cidade Escola
Adamantina Escola Estadual Professora Fleurides Cavallini Menechino
Dracena Escola Estadual 9 de Julho
Estrela do Norte Escola Estadual Doutor Moacyr Teixeira
Euclides da Cunha Paulista Escola Estadual Rosa Francisca Mano
Flora Rica Escola Estadual Prefeito Guilherme Buzinaro
Irapuru Escola Estadual Professor José Edson Moyses
Junqueirópolis Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos
Narandiba Escola Estadual Professora Takako Suzuki
Osvaldo Cruz Escola Estadual Osvaldo Martins
Presidente Prudente Escola Estadual Doutor Marrey Júnior
Presidente Prudente Escola Estadual Fernando Costa
Presidente Prudente Escola Estadual Francisco Pessoa
Presidente Prudente Escola Estadual Professor Placídio Braga Nogueira
Presidente Prudente Escola Estadual Professora Maria Luíza Bastos
Sandovalina Escola Estadual Liria Yurico Sumida
São João do Pau dAlho Escola Estadual Professor Salvador Ramos de Moura
Taciba Escola Estadual Cleófano Mota
Publicidade

Veja também