Região tem pelo menos sete pré-candidatos para as cadeiras das casas de leis estadual e federal

Alguns partidos ainda não definiram nomes para o pleito das eleições 2022; primeiro turno será dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2022
Horário 07:12
Foto: Agência Brasil
Primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro
Primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro

Aprovada pelo plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Resolução nº 23.674/2021 disciplina o Calendário Eleitoral de 2022. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. No pleito deste ano, a região tem pelo menos sete pré-candidatos para as cadeiras das casas de leis estadual e federal.

O Avante  definiu Marcos Antônio de Carvalho Lucas como pré-candidato a deputado federal. O presidente da comissão executiva provisória do Avante em Presidente Prudente, Divaldo Ceresini, pontua que a região nunca teve um projeto de desenvolvimento integrado que realmente tivesse a possibilidade de conduzir à prosperidade. “Infelizmente o ambiente político afasta as pessoas capazes e bem intencionadas, e é por isso que ficamos felizes com a disponibilidade do Marcos para encarar essa missão. O Marcos, além de altamente capaz de desempenhar essa função, já atua nela em entidades da sociedade civil há mais de 20 anos”, pontou.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) regional irá lançar o político, Fábio Sato, em sua primeira disputa para deputado federal. A legenda também irá apoiar o atual secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, para deputado Estadual. A legenda, inclusive, busca regionalizar o debate. “O nosso foco é Prudente, o Pontal do Paranapanema e a Alta Paulista”.

O PL (Partido Liberal), atual filiação do presidente Jair Bolsonaro, terá o político e empresário, Guilherme Piai Filizolla como pré-candidato ao pleito das eleições 2022. “As expectativas para a corrida eleitoral deste ano são boas. Nossa região está descalça, abandonada e sem representação. Os prefeitos precisam pedir esmolas para deputados de fora e o povo está sofrendo muito com o desemprego, com os pedágios e a pobreza”, pontua o pré-candidato, que nos próximos dias definirá se disputará uma cadeira como deputado estadual ou Federal. “Sou nascido e criado na região, conheço e vivo os problemas, empreendo e gero empregos, tenho coragem para mudar e enfrentar, e também sou o único candidato bolsonarista da região”, acrescenta.

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) apostou no atual presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Demerson Dias, como um pré-candidato a deputado estadual.  O presidente do diretório local, Cleiton Barbalho, explica que o político já atua como vereador há certo tempo, e, com isso, tem firmado um trabalho positivo em Prudente e região, principalmente voltado à saúde. “A gente entende que ele deva ser um candidato com bastante expressão”, explica Barbalho.

O presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), José Avancini, informou que o atual deputado estadual, Mauro Bragato, concorrerá à reeleição. “Também teremos candidato a deputado federal. Alguns nomes já se apresentaram, mas definiremos em momento oportuno”, adiantou.

A presidenta do Psol (Partido Socialismo e Liberdade), Ana Rita França Augusto, por sua vez, detalha que a pré-candidatura a nível estadual ainda está sendo conversada dentro do partido. Contudo, a legenda continuará apoiando a candidatura da deputada prudentina, Sâmia Bomfim, para uma cadeira Legislativa Federal. “As expectativas para a corrida eleitoral deste ano são ótimas, pois nas últimas eleições a Sâmia teve 1,8 mil votos na nossa cidade e 12 mil no oeste paulista. Ela é o nome que tem a simpatia da maioria dos filiados e de grande parte do diretório municipal”, pontou.

O Podemos, conforme apurado pela reportagem junto à legenda, terá o político, Mauro Marques das Neves, como pré-candidato a deputado estadual.

Sem definição

O partido Cidadania  ainda não definiu nomes da região para o pleito em nenhuma das esferas. De acordo com o presidente do diretório municipal, Geraldo Douglas de Lima Paim, a legenda pretende eleger o pré-candidato a presidente da República, Alessandro Vieira. “Nós buscamos aumentar a representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, explicou. “O partido, que se originou do PCB [Partido Comunista Brasileiro], vai completar 100 anos este ano. A legenda é fiel as suas diretrizes éticas e ao combate das desigualdades. Um partido que não abre mão do diálogo e de rever posições”, detalhou o representante da legenda, que em 1992 passou a ser PPS (Partido Popular Socialista), e, deste 2018, Cidadania.

O DEM (Democratas) também aguarda algumas definições para o pleito de 2022. “Nós estamos em conversação com o diretório estadual e aguardando definições quanto à fusão com PSL (Partido Social Liberal), formando a União Brasil”, informou a legenda. “Mas, com certeza iremos lançar ou apoiar candidatos de Presidente Prudente ou comprometidos com a nossa região. Nossa expectativa é caminhar junto com nosso vice-governador Rodrigo Garcia, e ter um ótimo quadro de candidatos a deputado estadual, federal e senador”.

O presidente do Partido Novo, explica que a legenda ainda não definiu nomes para o pleito deste ano, mas adianta que, posteriormente, poderá ter uma definição sobre as eleições 2022. “Temos um pré-candidato muito forte ao governo do Estado, que é deputado federal Vinicius Poit. Além disso, temos candidatos para ocupar outros cargos, mas nada definido”, explica. “O partido tem feito um trabalho forte para eleger um maior número de deputados estaduais e federais, para poder ter uma representatividade nas duas casas legislativas”.

O Patriota adianta que, no presente momento, irão apenas apoiar o presidente nacional em exercício, Ovasco Resende, que disputará as eleições para o cargo de deputado Federal.

O PSD (Partido Social Democrático) ainda não definiu nomes de Prudente e/ou região para o pleito 2022, uma vez que as filiações podem ocorrer até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições. “Portanto, ainda há possibilidade de novas filiações. Os nomes serão definidos após o prazo de filiação partidária”, adiantou.

O presidente do diretório prudentino do PSL (Partido Social Liberal), Lucas Bressanin, detalha que até o momento não há nada concreto. “Haverá a fusão entre o PSL e o DEM provavelmente em fevereiro. Estou aguardando as novas orientações. Mas, sem dúvidas teremos candidatos ao pleito em nossa região. Entretanto, poderão ocorrer eventuais ajustes para acomodação do novo partido”, explicou.

O PT (Partido dos Trabalhadores), por sua vez, informou que conta com indicações, porém, aguarda as definições sobre as federações partidárias e a organização estadual. “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem se destacando. Estamos com as melhores expectativas possíveis, e trabalhando para aumentar a base de nossos deputadas e deputados”, pontou o diretório municipal.

Filiados ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) informaram que atualmente a legenda está sem diretório em Presidente Prudente, e que não há expectativa para candidaturas no momento. 

O Solidariedade informou que já tem alguns nomes definidos, mas que serão divulgados em momento oportuno.

A reportagem não conseguiu contato com o PP (Progressistas), PRB (Republicanos)  e o PV (Partido Verde).

Fotos: Cedidas / Arquivo pessoal / Câmara de Presidente Prudente


Avante definiu Marcos Lucas como pré-candidato a deputado federal


MDB irá lançar Fabio Sato em sua primeira disputa para deputado federal


PL terá Guilherme Piai Filizzola como pré-candidato ao pleito das eleições 2022


PSB apostou em Demerson Dias como um pré-candidato a deputado estadual


Deputado Mauro Bragato concorrerá à reeleição através do PSDB


Psol continuará apoiando a candidatura da deputada prudentina, Sâmia Bomfim


Podemos terá o político, Mauro Marques das Neves, como pré-candidato a deputado estadual

Publicidade

Veja também