Região tem superávit de 17 vagas de trabalho

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 25/06/2016
Horário 10:43
 

As 24 cidades da região de Presidente Prudente com mais de 10 mil habitantes fecharam o mês de maio com um superávit de 17 postos de trabalho, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Durante o mês passado, os municípios da região observados pela pesquisa somaram 4.327 admissões contra 4.310 demissões, que resultaram em uma variação de -3,99%. Em todo o país foram eliminados 72.615 empregos celetistas, equivalentes à retração de 0,18% no estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Ainda que acanhado, o resultado positivo das cidades da região durante o quinto mês do ano teve reflexo direto da atuação de 3 dos 5 principais setores da economia regional. O melhor resultado catalogado foi o setor de serviços, que fechou o mês com a criação de 107 vagas de trabalho. Em seguida veio a indústria de transformação, que contratou 74 empregados, e a agropecuária, com um saldo positivo de 11 vagas.

Em contrapartida, outro setor relevante no mercado de trabalho da região teve uma retração considerável. Trata-se do comércio, que fechou 109 postos de trabalho no mês anterior. Logo em seguida veio a construção civil, que acumulou uma recessão de 52 vagas de emprego. Para o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, os dados negativos do comércio já eram esperados, principalmente em razão da queda nas vendas durante o primeiro quadrimestre do ano.

"O primeiro quadrimestre foi muito fraco, então, as empresas seguraram os gastos e isso reflete diretamente nas contratações e demissões", analisa o sindicalista. Com este cenário, nem mesmo as datas comemorativas do período, como o Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Namorados, em junho, puderam alavancar a geração de empregos no setor. "Normalmente é um mês bom para o comércio, mas como os meses anteriores foram muito fracos, os comerciantes preferiram manter o quadro e não contratar, ou até mesmo tiveram que demitir", considera Vitalino.

 

Cidades

Dos 24 municípios da região compreendidos pelo levantamento, Junqueirópolis teve o melhor desempenho, com 310 admissões contra 99 demissões, que significou em saldo positivo de 211 postos de trabalho. Por outro lado, Prudente registrou um déficit de 79 vagas, resultado de 1.736 contratações e 1.815 dispensas. Mirante do Paranapanema veio logo em seguida, com menos 60 empregos, em virtude da admissão de 40 funcionários, enquanto 100 foram mandados embora.

 

Acumulado

Se os números do mês são bons, o resultado do acumulado dos primeiros cinco meses do ano são ainda melhores para a região. Entre janeiro e maio deste ano, o levantamento mostra um acréscimo de 856 empregados, em decorrência de 26.259 contratações e 25.403                demissões. Já no período dos últimos 12 meses, a região admitiu 58.755 empregados, ao mesmo tempo em que dispensou 61.539 trabalhadores. Uma retração de 2.784 postos de trabalho.

 
Publicidade

Veja também