Repúdio ao ministro

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/11/2022
Horário 05:10

Nesta semana, na Câmara Municipal de Presidente Prudente, o vereador Tiago Oliveira propôs e todos os vereadores aprovaram Moção de Repúdio ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

ATOS CONTROVERSOS
O documento fala em atos contraditórios ao Estado de Direito perpetrados pelo senhor Alexandre de Moraes, nas posições que ocupa e em ofensa à Constituição Federal, com o entendimento de que a deveria defender, observar e guardar.

CASAS LEGISLATIVAS
A Moção de Repúdio tem como objetivo fomentar um movimento de manifestações de outras casas legislativas municipais e estaduais do Brasil, para que somem às declarações já formuladas pela sociedade civil.

FIM DA OMISSÃO
O documento pede o fim da omissão do Senado Federal quanto à sua competência de julgar transgressões às instituições brasileiras promovidas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

FLUXO DO TRÂNSITO
O mesmo vereador, através de requerimento aprovado pela Câmara, solicitou providências do Poder Executivo para melhoria do fluxo do trânsito na Avenida da Saudade, que dá acesso à Rodovia Raposo Tavares (SP-270), bairros e condomínios.

HISTÓRIA RECENTE
O Plantão noticiava na edição de ontem que a eleição para renovação da mesa-diretora da Câmara Municipal de Prudente poderá ser por consenso, seguindo a tradição da história recente de mais de 10 anos.

NUVEM E POLÍTICA 
A informação sobre o consenso foi dada seguindo a velha máxima que política é como nuvem, que muda de um instante para o outro; já que antes havia a previsão de disputa. O vereador Dr. Enio Perrone (União Brasil) disse ao Plantão que haverá sim. 

DOIS CANDIDATOS
Em busca de informações, o Plantão apurou que Douglas Kato (PTB) abriu mão da candidatura à presidente e que Mauro Neves (Podemos) e William Leite (MDB) irão disputar a presidência.

FIM DO CONSENSO
Tanto Mauro quanto William confirmaram a informação. Portanto, na eleição de renovação da mesa-diretora no dia 8 de dezembro realmente haverá disputa; deixando de lado o histórico de consenso mantido por mais uma década.

QUATRO CARGOS
São quatro os cargos da mesa-diretora: presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários; atual e respectivamente ocupados por Demerson da Saúde (PSB); William Leite, Mauro Neves e Enio Perrone. 

CADA DOIS ANOS
São eleições internas que ocorrem a cada dois anos, sendo que a última foi logo após a posse dos vereadores da 18ª Legislatura, em 1º de janeiro de 2021. Os eleitos agora responderão pelo período de 2023 e 2024. 

CARINHO DE IRMÃ
A vereadora Professor Joana D´Arc (PSB) reforçou o carinho que tem por sua irmã Vanderleia Patrício do Nascimento ao propor e a Câmara aprovar Moção de Aplausos pelos 37 anos de relevantes serviços prestados à Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Publicidade

Veja também