Requerimento propõe que Ciop pague internações

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 28/10/2015
Horário 08:53
 

Um requerimento aprovado anteontem, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente, propõe que as internações feitas no Hospital Psiquiátrico São João sejam custeadas pelos municípios que integram o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). O Requerimento 9267/2016 é de autoria do vereador Démerson Dias, Démerson da Saúde (PSB), e, segundo ele, objetiva "criar uma luz no fim do túnel" para manter os atendimentos feitos na unidade especializada de saúde mental. Frisa também que os encaminhamentos seriam realizados pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), regional de Prudente, por intermédio do PAI (Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental).

O legislador esclarece que a solicitação não é para que o consórcio assuma o hospital, mas sim que, caso o São João receba algum paciente de uma das cidades que integram o Ciop, esta pague – por meio da parcela que detém junto ao consórcio – as diárias de internação. Somente neste ano (entre janeiro e o início deste mês), a instituição de saúde realizou 472 internações referentes aos 23 municípios que participam do Ciop.

Démerson explica que a iniciativa é uma forma de prestar apoio para que o São João continue com os trabalhos e objetiva garantir o apoio aos pacientes e aos familiares que, com a possibilidade do local encerrar as atividades, "seguem preocupados sobre a realização dos atendimentos". Além disso, pontua que os trabalhadores do hospital podem perder os empregos, caso a instituição interrompa as atividades. "Pensamos em todos que poderão ser prejudicados se pararem os atendimentos", salienta.

Após a aprovação do requerimento, o documento será encaminhado ao Ciop, DRS-11, aos representantes do São João, para o MPE (Ministério Público Estadual) e a deputados estaduais da região.

 

Opção 

Para a gerente administrativa do São João, Lílian Cristina Bordin, a intensão é "muito louvável" e, se vir a ocorrer, vai contribuir para que o hospital mantenha os atendimentos. "Vai nos ajudar muito", salienta. Ainda ontem, durante sessão da Câmara, a gerente compôs um grupo de aproximadamente 50 pessoas, que acompanharam a votação do requerimento. "Foi mais um apoio que os vereadores nos deram", aponta Lilian.

 

Ciop

O presidente do Ciop e prefeito de Narandina, Ênio Magro (PSDB), esclarece que, até ontem, não tinha recebido nada referente ao assunto, por isso, não poderia prestar muitas informações a respeito. Porém, frisou que, assim que tiver posse do requerimento iria analisá-lo e avaliá-lo. Indica ainda que o consórcio está aberto ao diálogo e há disposição para conversar com os representantes envolvidos com a medida.

 

Estado

Por meio da Assessoria de Imprensa, o Departamento Regional de Saúde de Prudente informa que não recebeu o requerimento citado pela reportagem. "Vale ressaltar que todos os documentos enviados ao órgão são devidamente analisados pelas áreas técnicas", afirma.

 
Publicidade

Veja também