Requisito da vaga: experiência comprovada

OPINIÃO - Janaina Peroto

Data 10/04/2024
Horário 05:00

Você já se frustrou com um anúncio de vaga assim, por não ter experiência para comprovar e acabou desistindo de enviar seu CV? Se a resposta foi “sim”, eu te entendo. Muitas pessoas enfrentam esse desafio de não conseguir provar uma experiência sem ter trabalhado antes ou numa situação que precisam buscar um emprego diferente do anterior.
Mas calma, vou te dar uma boa notícia: o caminho é mais simples do que você imagina! A palavra experiência vai muito além da vivência em emprego formal e pode ter diferentes significados dependendo do contexto. O segredo está justamente em transformar as diferentes experiências da sua vida em habilidades que irão abrir as portas do mercado de trabalho para você.
Alguns exemplos:
Conhecimento adquirido através da prática: experiência sobre aprendizados obtidos ao realizar atividades que vão desde hobbies, experiências acadêmicas ou situações diversas com desafios enfrentados ao longo da vida.
Vivência pessoal ou histórico de vida: experiências individuais incluindo circunstâncias que moldaram sua visão de mundo e que influenciaram o seu comportamento, sua forma de pensar e agir.
Atividade realizada ou evento: exemplo de eventos que participou e que geraram repertório e/ou aprendizados, vale a pena contar.
Percepção sensorial ou sensação: pode se referir à sensação ou vivência de algo por meio dos sentidos. Histórias que te fizeram sentir: felicidade, medo, motivação, angústia, podem dizer muito sobre o que você topa ou não nos desafios profissionais.
Projetos acadêmicos ou extracurriculares relevantes: Projetos, pesquisas ou atividades extras que você executou durante os estudos, indicam aptidão pelo desenvolvimento.
Trabalho voluntário ou estágios: experiências assim mostram seu comprometimento com a área ou sociedade de maneira prática.
Habilidades transferíveis: Liderava grupos de estudos, esportes ou apresentação dos trabalhos? Competências como liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação são valorizadas em qualquer ambiente de trabalho.
Portfólio ou projetos pessoais: Se você desenvolveu projetos pessoais ou até hobbies que demonstrem habilidades e interesses, inclua-os.
Certificações e cursos adicionais: Participou de cursos ou workshops com certificações relevantes para sua área, mencione-os. Isso mostra seu compromisso em aprender e se desenvolver profissionalmente.
Referências e recomendações: Se possível, obtenha referências ou recomendações de pessoas que possam endossar suas características e pontos fortes.
Entendeu o porquê a palavra experiência vai muito além da vivência de um emprego formal?
Agora, o exercício é transformar as suas experiências em repertório para a sua próxima entrevista de emprego, boa sorte!
Acompanhe, também, pelo @janaina.peroto dicas diariamente!

Publicidade

Veja também