Reunião busca aprimorar planos de contingência para períodos chuvosos

Representantes da Defesa Civil do Estado, de Prudente e do 14º GB se reúnem nesta terça-feira, no COI da Energisa Sul-Sudeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/01/2024
Horário 10:21
Foto: Defesa Civil de Presidente Prudente
Forte chuva de sexta-feira provocou quedas de árvores em via pública e sobre residência
Forte chuva de sexta-feira provocou quedas de árvores em via pública e sobre residência

Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente e do 14º GB (Grupamento de Bombeiros) se reúnem nesta terça-feira, no COI (Centro de Operações Integrado) da Energisa Sul-Sudeste. A informação é da Defesa Civil de Prudente, que pontua que o encontro tem o objetivo de definir ações conjuntas durantes as ocorrências provocadas por condições climáticas severas e aprimorar os planos de contingência, a fim evitar, principalmente, óbitos envolvendo fios energizados em dias de chuvas, como já registrado neste ano. 
A Defesa Civil de Prudente recorda que, ainda no sábado, o órgão atendeu ocorrências relacionadas a forte chuva que atingiu a cidade na sexta-feira. “Dentre os chamados foram registradas cinco quedas de árvores em via pública e uma sobre residência. Foram registrados diversos pontos de alagamento e alguns veículos foram atingidos. Residências e muros também foram vistoriados e os moradores devidamente orientados”, aponta.
“Felizmente, não tivemos conhecimento de ninguém que precisou ser socorrido em virtude das fortes chuvas. Destaque para as ocorrências com fio energizado, porém, na grande maioria dos casos, a fiação era de internet ou telefone, não oferecendo maiores riscos a população”, ainda relata. No entanto, para estes últimos casos, o órgão deixa um alerta. “No caso de fio rompido no chão, deve-se manter distância e realizar o isolamento da área, comunicando imediatamente a concessionária de energia para que ela possa fazer as devidas manutenções. Independentemente da causa do rompimento, acione também o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199)”, finaliza.
 

Publicidade

Veja também