Réveillon: qual a preferência da população quanto ao vestuário?

Reportagem foi até o calçadão para saber de lojistas como está o movimento à procura de vestimentas, e saber dos populares se pretendem investir em algum traje para a virada de ano

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 30/12/2021
Horário 09:12
Foto: O Imparcial
Virada de ano se aproxima e as pessoas se preparam para selecionar a roupa com a qual desejam passar o réveillon 2022
Virada de ano se aproxima e as pessoas se preparam para selecionar a roupa com a qual desejam passar o réveillon 2022

A virada de ano se aproxima e as pessoas se preparam para selecionar a roupa com a qual desejam passar o réveillon 2022. A reportagem foi até ao calçadão de Presidente Prudente acompanhar o movimento em busca de um novo traje; ou não, já que alguns dos entrevistados declararam que vão usar as roupas de anos anteriores. 
Em comparação ao mesmo período de 2020, boa parte dos lojistas se mostra animada com o aumento das vendas para o ano-novo, outros relatam que a maioria dos clientes investiu em algum presente durante a semana natalina. É o caso da proprietária da Hellen’s Moda e Acessórios, Helena Maria Ramos Mota. Ela conta que a procura por vestuário foi maior nos dias que antecederam o Natal. “Para nós aqui da loja, a semana passada foi mais agitada, porque o pessoal procura agregar tudo num pacote só de comprar para o Natal e o ano-novo”, narra a lojista. Sobre as tonalidades para o traje da virada de ano, Helena relata que a busca para além do branco está em alta. “As pessoas já não estão optando tanto pelo branco. A tendência está entre o amarelo, do dinheiro, e o verde, da esperança”, pontua. 
O gerente da Damyller, do calçadão, Elisandro Damiani, também descreve que a demanda por tonalidades mais claras aumentou para a virada de ano. “Olha, as pessoas ainda valorizam a cor branca, este ano o off white está em voga, é uma tonalidade de branco, digamos, mais encardida. Mas, por exemplo, há bastante procura por cores claras de amarelo, verde e, também, o dourado”, aponta. Em relação ao faturamento no cenário atual, Elisandro relata que até o momento houve um aumento de 20% em relação ao ano passado. “Nessa mesma semana de 2020, o comércio estava fechado. Então, a partir do dia 15 deste mês a coisa começou a melhorar bastante, algo em torno de 20% no crescimento das vendas. Acredito que essa porcentagem deve melhorar até o final do ano”, completa o lojista. 

Roupa na opinião dos populares

Para uma das clientes que caminhavam pelo calçadão, Maila Macedo, o branco não só foi a escolha dela, mas como de toda família. “Já compramos e todo mundo vai usar branco, já é tradição, né?”. Já na opinião da funcionária de limpeza pública, Ana Amelia Lopes da Silva, a roupa para a virada de ano não é um quesito tão importante. “Olha, meu filho, eu vou com o que tem no guarda-roupa. Sabe por quê? A gente tem que ser o que é e isso de escolher roupa é algo passageiro. Tem muita gente que gosta, eu já sou mais simples e discreta. Em primeiro lugar, a gente tem que pedir saúde e paz”, argumenta. 
Segundo dona Jael Lopes da Silva Palma, as compras de presentes de Natal foram a opção de investimento neste final de ano. “A gente já andou comprando algumas coisas e ganhando outras. Então, em questão de vestuário, provavelmente, não vou comprar nada de especial para esta virada”, conta. Para Luiz Fernando Salado, a escolha de compra foi um par de chinelos. “Comprei o chinelo porque estava precisando, mas tá difícil. Em relação à roupa, vou usar o que tenho guardado”.

Publicidade

Veja também