Ring of Fire mobilizaginásio do Tênis Clube

“Eu precisava ter uma válvula de escape, e na modalidade encontrei isso. No entanto, o que começou como um hobby e hoje é a minha profissão", esclarece.

Esportes - Flávio Veras

Data 11/05/2014
Horário 09:30
 

Hoje, em Presidente Prudente, ocorre a 9ª edição do Ring of Fire, um dos principais eventos de MMA (artes marciais mistas) do interior. Como principal luta estará em jogo o cinturão do peso pena (66 quilos) entre os lutadores Jadyson El Diablo, ex-atleta do Pride, e Gerson Índio. Outro combate de destaque envolve sul-mato-grossense Beatriz Zambonini e a norte-americana Cassie Crisano. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Luciano Moreno de Freitas, do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), às 16h.

No card principal ainda ocorre a disputa do cinturão da categoria meio-pesado (93 kg) entre os lutadores Willian Cowboy e Ary Souza. Além deles, o evento ainda contará com as presenças dos atletas da categoria peso pena do UFC, Felipe Sertanejo, e do participante da primeira edição do TUF Brasil (The Ultimate Fighter), Thiago Bodão.

Jornal O Imparcial Evento terá a disputa de dois cinturões e uma luta feminina no card principal nesta tarde

De acordo com um dos organizadores, Hermerson Ricardo Navarro, por causa da qualidade deste card, a expectativa da organização é que o público supere as últimas edições. A perspectiva da organização é que duas mil pessoas acompanhem os combates. "A cada evento procuramos trazer atrações que estimulem a ida dos torcedores. Este ano, além da luta principal, teremos o combate entre duas lutadoras, sendo que uma dela é americana. Por isso, nossa expectativa é que o evento deste ano supere todos os anteriores", disse.

Uma delas a lutadora Beatriz Zambonini que fará a sua terceira luta de MMA. Ela disse que começou no esporte há dois anos pelo mesmo motivo que muitos iniciam: o nervosismo. "Eu precisava ter uma válvula de escape, e na modalidade encontrei isso. No entanto, o que começou como um hobby e hoje é a minha profissão", esclarece.

A lutadora ainda disse, que apesar do MMA estar em evidência, ainda existe muito preconceito contra os lutadores, principalmente quando são mulheres. "Enfrentamos muita dificuldade para conseguir lutar. A mulher ainda não é bem aceita nesse esporte, mas acredito que isso deva acabar pelo fato de cada vez mais os grandes eventos estarem investindo nas atletas", explica.

Para Crisano, nos Estados Unidos ocorre o mesmo fato. A profissional, que treina em Belmont, na Califórnia, disse que esse preconceito vem acabando em seu país, pelo fato dos confrontos entre mulheres estarem sendo apresentados em televisão aberta. Em relação ao evento, ela explicou que o convite surgiu por estar treinando no Brasil. "Com estou mais próxima, fui convidado pelo Navarro e fiquei muito feliz e lisonjeada. Pois acredito que a luta será boa para o crescimento do torneio, bem como para a minha divulgação. Portanto, as duas partes irão se beneficiar com o combate", ressalta.

 

Envolvimento intenso


As lutas não serão apenas de atletas de fora. Muitos lutadores são da região como Jéferson Rocha, que mora e treina em Adamantina. Para ele será um orgulho lutar perto de casa e para isso revela que treinou muito. No entanto, para o lutador explica que o dia a dia pesado de treinos é encarado tranquilamente, mas a pior parte para ele é a perda de peso, a qual é obrigado a fazer para atingir as categorias em que disputa. "Dessa vez tive que baixar dez quilos na última semana. Esse processo é muito difícil, ainda mais para mim que adora comer lanche", brinca.

Para Sertanejo, o MMA é um dos esportes que mais crescem no Brasil. Um desse fenômeno para ele é o alto número de torneios que são realizados no interior do país, como o Ring of Fire. Ele ainda afirma que esses eventos são importantes, pois dão oportunidade para jovens atletas e ajuda a descobrir nos talentos.

"Acho muito importante esse crescimento da nossa modalidade. Mas ressalto que caso um garoto queira praticá-la aconselho que procure uma boa equipe e bons professores. Dessa forma, poderá chegar a ser um profissional", alerta.

Opinião essa que também é compartilhada pelo semifinalista do TUF Brasil, Thiago Bodão. O lutador falou que também começou na modalidade participando desses torneios menores. "Acredito que assim os novos lutadores têm a oportunidade de evoluir e aparecer, para que posteriormente dispute lutas em alto nível", finaliza. Os ingressos para a arquibancada custam R$ 20. Já para a área vip é de R$ 50.
Publicidade

Veja também