Rionegro & Solimões celebra 25 anos de história na música

Dupla de caipiras entrou na “onda da internet" para conquistar um público mais jovem e se manter nas paradas de sucessos

VARIEDADES - Danielle Merlin

Data 01/07/2014
Horário 09:06
 

Eles já estão há 25 anos na estrada e o objetivo ainda continua o mesmo: levar alegria, alto astral e romantismo ao seu público. No último sábado, quem passou pela 26ª Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), pode conferir não só os principais e antigos hits de Rionegro e Solimões, como "Saudade pulou no peito", "Frio na madrugada" e "Bate o pé", mas também as mais recentes, que fazem parte do disco de inéditas "O Cowboy vai te pegar", lançado em setembro do ano passado. Entre os próximos projetos dos cantores - agora adeptos da internet -, está a gravação de um DVD comemorativo para celebrar estas duas décadas e meia de trajetória.

"Nós lançamos há pouco tempo um CD com várias canções novas. E algumas delas estão se destacando, como ‘O Cowboy vai te pegar’, ‘Romântica’... e a mais recente, chamada ‘O cavalão tá doidão’. Temos outros projetos pela frente, mas ainda não está nada definido. O que queremos agora é trabalhar essas músicas e dar sequência na agenda shows. Depois, mais pra frente, fazer um DVD pra comemorar estes 25 anos de história", adiantou Rionegro ao O Imparcial, no sábado, minutos antes do show.

Considerados os caipiras mais antenados do momento, os sertanejos resolveram investir nas redes sociais para conquistar um público mais jovem e diferente daquele do início da carreira, em 1990. Com perfis no Twitter e no Facebook, usados geralmente para divulgar as músicas novas, a aposta na tecnologia tem dado certo e proporcionado não só o aumento de shows, mas também maior visibilidade à dupla.

O clipe de "O Cowboy vai te pegar", por exemplo, já passou de 6 milhões de visualizações no Youtube. "Hoje todo mundo está ligado na internet. O cara está andando na rua e está conectado , todo ambiente tem internet. Então a gente não pode ficar de fora. A música tem que explorar este lado também e procurar fazer coisas interessantes, diferentes, pra levar alegria para as pessoas. O objetivo nosso é esse, deixar o público feliz, levar coisas boas, mensagens de alegria para o povo", afirma Rionegro.

Para o parceiro, o mundo musical pode ser dividido em "antes da era da internet e depois". "Está tudo mais acelerado, tudo mais descartável e nós ficamos até um pouco fora da mídia para dar uma analisada neste mercado e respeitar a vez que era dos outros. Agora, graças a Deus, nós entramos no mundão da internet. Descobrimos as músicas certas, um outro foco para Rionegro e Solimões, sem sair da nossa estrutura, da nossa característica... E estamos aí com 25 anos de carreira, mas com a mente aberta para o mundo de hoje", declara Solimões.

Essa atual fase, incluindo novo repertório e a disseminação da música pela internet, segundo Rionegro, deu uma vida nova à dupla. "Estamos vivendo uma nova fase, muito boa, muito positiva, o povo cantando nossas músicas pra todos os lados do Brasil, as crianças gostando... Então estamos muito felizes com o que está acontecendo. Vamos dar sequência nisso e estar sempre procurando coisas novas para lançar pra galera".

No show de sábado no Parque do Povo de Pirapozinho, uma mistura das canções mais antigas – "Só Lembranças", "De São Paulo a Belém" e "A gente se entrega", entre outras - com os atuais sucessos, fez o público cantar e dançar, literalmente, "na sola da bota".

E pra quem acha que o sucesso depende de uma apresentação nova sempre, Solimões, dá o recado: "Esse show já é velho. Não é velho porque nós somos jovens , mas ele nunca foi mudado. Fomos incluindo algumas músicas, os novos sucessos e, à medida que elas foram sendo aceitas, fomos conquistando mais espaço".

 

 

saiba mais

TRAJETÓRIA

De acordo com o site oficial de Rionegro & Solimões, os amigos nascidos na pequena Claraval (MG) já formavam dupla mesmo antes dos palcos, quando trabalhavam juntos numa fábrica de sapatos em Franca (SP). Das apresentações em festivais, casas noturnas e barzinhos para a gravação de seu primeiro álbum, em 1989, foi um pulo. Era apenas o passo inicial para uma carreira cheia de conquistas. O primeiro sucesso a nível nacional veio com o CD "De São Paulo a Belém", lançado em 1998. Além da faixa título, as rádios tocavam "Frio da madrugada" e "A gente se entrega". Na sequência, vieram os hits "Bate o pé", "Só lembranças", "Na sola da bota", "Esperando na janela" e "Só alegria", que se tornariam obrigatórios em todas as apresentações dos sertanejos. Hoje, a dupla - que lançou seu último trabalho, com inéditas, no ano passado - mantém uma média de 15 shows por mês, mesclando músicas dançantes, batidões e o velho e bom romantismo. Para a comemoração das Bodas de Prata, a proposta é a gravação de um DVD, com uma panorâmica sobre a rica história da dupla.
Publicidade

Veja também