Emilianópolis comemora 23 anos de emancipação político-administrativa na terça-feira (19), quando será celebrada missa em ação de graças por monsenhor Expedito, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Mas o município já está em festa desde a semana passada.
No sábado (9), foi realizado um encontro de violeiros que reuniu 16 duplas da cidade e região como Presidente Bernardes, Alfredo Marcondes, Santo Expedito, Junqueirópolis, entre outras. Todas receberam um troféu de participação. Anteontem, também iniciou uma das festas mais movimentadas do gênero na região, o Rodeio Show, logo na entrada da cidade. O evento, que reuniu cerca de 8 mil pessoas no primeiro dia, segue até amanhã, com entrada franca. Os portões estão abertos a partir das 19h.
No local, o público participante poderá desfrutar de praça de alimentação e parque de diversões. Segundo Jaime Amaral, 43, assessor de Cultura, a festa está bem estruturada com tudo regulamentado pelo Corpo de Bombeiros, alvará da Comarca, e segurança especial com empresa particular e da Polícia Militar.
"Nosso rodeio é famoso na região. Todos os anos recebemos visitantes de todas as partes. É muito bom, pois a cidade fica animada, alegre. Novas amizades podem ser feitas, enfim, é com prazer que festejamos o aniversário de Emilianópolis", frisa o assessor.
Quem curte essa atividade terá muita diversão todos os dias com peões da cidade e região, titulados em outras competições, fazendo bonito nas montarias em touros e cavalos. Hoje, no período da tarde, tem prova de tambor feminino. Segundo Amaral, a premiação para o primeiro colocado será uma moto zero quilômetro. Aos demais colocados (segundo e terceiro), ele não soube precisar.
Atrações
De acordo com o assessor, a abertura do Rodeio Show, na quinta-feira foi muito bonita. Teve apresentação da banda marcial da cidade, queima de fogos, desfile com cavalaria de animais adestrados e a atração musical foi Bruno & Barreto e Fruto Proibido. Ontem, foi a vez do Trio Violada e depois Bruno Nassy & Thiago animarem a arena. Hoje, animação será com banda Santa Esmeralda e Dácio Moraes; e amanhã, no encerramento, Vinícius & Alessandro e o prudentino Matheus Vieira.
Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, Amaral diz que no dia 23, a partir das 10h, haverá prova de laço no Haras MSL, de propriedade do conhecido Pironde. A entrada também é franca. No mesmo dia, às 19h, culto na Igreja Metodista.
Emilianópolis
Conforme o livro "A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas", de Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, em 1919, a Empresa Colonizadora de Benedito Marcondes deu início ao loteamento de alguns alqueires de terra, entre o Rio do Peixe e a margem direita do ribeirão Taquaruçu.
A área seria para abrigar colonos italianos que estavam sendo deslocados da região, que então pertencia a Presidente Prudente, e integravam a mão-de-obra de que as lavouras de amendoim e algodão, então florescentes, estavam precisando. Os planos da empresa eram a abertura de um patrimônio, com igreja, praça, armazéns de secos e molhados, além de outras benfeitorias de infraestrutura para as pessoas que se fixassem no local.
Estava tudo certo, mas ainda faltava um nome para o lugar. E então, para homenagear sua esposa, o dono da companhia sugeriu o dela, Emília. E o lugarejo passou a ser conhecido com Vila Emília, até 1948. Ano este que, de acordo com os autores do livro, foi deferido seu foro de distrito, do município de Presidente Bernardes, alterando então a denominação para a atual Emilianópolis, ou seja, Cidade da Emília, do grego pólis.