Rosa dos Ventos diverte alunos da Emef José Carlos João hoje

Grupo apresenta às 14h e às 16h, “As Artes do Rosa dos Ventos”, espetáculo de rua alusivo aos 22 anos da trupe; peça já foi levada a 3 cidades e chega a João Ramalho no dia 15

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/12/2021
Horário 06:45
Foto: Marcel Sachetti
Três palhaços resistem trancafiados durante uma pandemia e saem novamente pelo mundo arrancando risos
Três palhaços resistem trancafiados durante uma pandemia e saem novamente pelo mundo arrancando risos

Nesta quinta-feira, às 14h e às 16h, o Grupo Rosa dos Ventos leva para alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Carlos João, de Presidente Prudente, seu mais novo espetáculo: “As Artes do Rosa dos Ventos”. A peça, alusiva aos 22 anos de trajetória da trupe, poderá ser vista ainda no dia 15, às 10h e às 14h, na Emef Prof. Geraldino de Moraes, em João Ramalho.
O projeto “As Artes do Rosa dos Ventos” foi contemplado no “Prêmio por histórico de realização em teatro" do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 47/2020. Trata-se, portanto, de um reconhecimento da trajetória de grupo de teatro de rua, em mais de duas décadas de pesquisa, criação e circulação, que tem, entre outros espetáculos, “A farsa do advogado Pathelin”, que em 2010 recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro/Melhor espetáculo apresentado na rua.
O Grupo Rosa dos Ventos, conforme a trupe mesmo detalha, escolheu as ruas para atuar. “E nessa vivência, construímos uma linguagem teatral popular, de rua, marcada pela comicidade e pela relação horizontal com o público”.
Em “As Artes do Rosa dos Ventos”, o grupo mostra um pouco dessa caminhada teatral de 22 anos de pesquisa. “Apresentamos um espetáculo que é um misto de criações cênicas de teatro de rua e que conta um pouco da nossa trajetória de grupo”.
O trabalho já foi mostrado em três cidades, Paraguaçu Paulista, Lutécia e Tarumã, respectivamente nos dias 1º, 2 e 3 de deste mês. As apresentações acontecem em escolas, rememorando também a época em que o grupo tinha nesses locais sua grande maioria de ações artísticas. Ao todo, serão dez apresentações em cinco municípios do oeste do Estado de São Paulo

Sinopse do espetáculo

Um espetáculo comemorativo dos 22 anos de teatro de rua do Rosa dos Ventos, que traz a marca cômica e despojada desenvolvida pelo grupo, refletidas a partir da leitura de uma obra cinematográfica – Bad Boy Bubby. Três palhaços resistem trancafiados durante uma pandemia e saem novamente pelo mundo arrancando risos e causando confusões a bordo de sua carroça moderna – uma van iconográfica.
 
Ficha Técnica
Espetáculo: “As Artes do Rosa dos Ventos”
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz, Luis Segnorini.
Criação e direção: Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte cênica de rua
Trilha e música original: Grupo Rosa dos Ventos
Figurinos e cenografia: Grupo Rosa dos Ventos
Arte gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Agradecimentos: Bruno Palácio da Silva e Luis Morales Segnorini (orientações artísticas)




 

Publicidade

Veja também