Rosa dos Ventos estreia novo espetáculo de rua

“Arruança” foi apresentado em Álvares Machado e, neste sábado, às 16h, chega a Lucélia; outras 6 cidades recebem a circulação

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2021
Horário 06:08
Foto: Marcel Sachetti
Uma Van maluca leva 3 palhaços que vão viver uma história pra lá de divertida na rua
Uma Van maluca leva 3 palhaços que vão viver uma história pra lá de divertida na rua

“Arruança”, novo espetáculo do Grupo Rosa dos Ventos, faz temporada de estreia por oito cidades do oeste paulista. A primeira apresentação aconteceu no dia 15 de novembro, no Parque dos Pinheiros em Álvares Machado e neste sábado e domingo, as cidades e Lucélia e Tarumã irão receber o trabalho.
Nos últimos meses, com a pandemia, o Rosa dos Ventos desenvolveu junto a outros parceiros  do Galpão da Lua uma proposta de espetáculo itinerante chamado “Ruar - Circo Sobre Rodas” e com ele circulou por mais de uma centena de pontos em Presidente Prudente, sempre com apresentações rápidas, para não gerar aglomeração e permitir que as pessoas pudessem acompanhar de suas próprias casas. Para isso, seu veículo, uma Van, foi adaptada, ganhando um palco no teto, sistema autônomo de energia e equipamentos de som. Essa experiência de trabalho cênico utilizando um veículo, paralelamente, embasou a nova montagem, “Arruança”, que recebeu o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A história do espetáculo

Uma Van maluca leva três palhaços – Dez Pra Sete, Seu Lavanco e Custipil – que vão viver uma história pra lá de divertida na rua. Um espetáculo andante, que acontece ao longo de um trajeto que tem três paradas e, em cada uma delas, muitas surpresas. Tem bichão assustador, acrobacia e malabarismo, tudo misturado com muita música e a participação especial da Van maluca, que vai encantar o público com sua capacidade de interagir e causar confusões com os palhaços.
Em “Arruança”, o Rosa dos Ventos coloca dentro da cena uma personagem real da vida cotidiana de grupo, seu veículo – uma Van. A criação é inspirada no tradicional carro maluco dos circos e em outras cenas e histórias que têm como personagem veículos com aspecto circense. A trama se desenvolve a partir da interação dos palhaços com ela, que ganha vida própria e interage com os palhaços.
Num palco instalado no teto da Van acontecem gravações musicais num pedal looper e execuções ao vivo com bateria, sanfona e instrumentos de sopro. Além disso, o veículo traz uma série de outras surpresas, que perpassam como problemas mecânicos e panes elétricas que embalam a trama vivida pelos palhaços.
Ao logo de um pequeno trajeto, acontece um cortejo com três paradas, onde são apresentadas cenas e números circenses. “Arruança” é um espetáculo-percurso de rua, dinâmico, onde o público não ficar parado.

Circulação pela região

A estreia do espetáculo acontece numa circulação em oito cidades do oeste paulista: Presidente Prudente, Álvares Machado, Lucélia, Tarumã, Teodoro Sampaio, Lutécia, Paraguaçu Paulista e João Ramalho, entre 15 de novembro e 12 de dezembro.
O projeto de estreia e circulação do espetáculo foi aprovado no concurso “Prêmio por histórico de realização – Circo” através do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 49/2020.

PROGRAMAÇÃO

27 de novembro, às 16h – Lucélia
Local: bairro Parque das Palmeiras

28 de novembro, às 16h – Tarumã
Local: bairro Vila Dourados

4 de dezembro, às 16h – Teodoro Sampaio
Local: Distrito de Planalto do Sul

5 de dezembro, às 16h - Lutécia – às 16hs
Local: Conjunto Habitacional João Antônio Rodrigues

8 de novembro, às 16h – Presidente Prudente
Local: Distrito de Floresta do Sul

11 de dezembro, às 16h – Paraguaçu Paulista
Local: bairro Vila Alto Paes Lemes

12 de dezembro, às 16h – João Ramalho
Local: bairro Vila Santa Cruz

Ficha técnica
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz.
Criação e direção: Coletiva – Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte Cênica de Rua
Trilha e música original: Grupo Rosa dos Ventos
Figurinos e Cenografia: Grupo Rosa dos Ventos
Arte gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre




 

Publicidade

Veja também