Rosa dos Ventos se apresenta em Martinópolis

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 18/05/2016
Horário 10:18
Hoje, às 10h, o Grupo Rosa dos Ventos encena, em Martinópolis, o espetáculo "Saltimbembe Mambembancos", na Praça Nove de Julho, no centro da cidade. A apresentação, que é gratuita, faz parte de uma programação que tem por objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Jornal O Imparcial Encenação será hoje, às 10h, na Praça Nove de Julho, em Martinópolis

A programação conta ainda com apresentação de teatro sobre o tema e com uma passeata promovida pelas crianças da cidade. "Nos sentimos bem podendo dividir nossa arte para chamar a atenção para um tema de tamanha brutalidade como esse. Os números da violência são assustadores. Essa prática criminosa afeta uma grande parcela das crianças do país e é fundamental abrir a cabeça das pessoas para que a atenção necessária seja dada para acabar com essa brutalidade", informa o grupo

 

Por que 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. O  "Caso Araceli", como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.

 

Denúncias

No Brasil  o "Disque 100", criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

 

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

 

 

 

 

 
Publicidade

Veja também