Rotary reúne associados em live interclubes

SINOMAR CALMONA

Os Rotary Clubs Presidente Prudente Nascente, Norte, Leste, Rosa dos Ventos, Presidente Prudente, Lucélia e Bauru – Parque das Nações comandaram reunião conjunta com 9 clubes do Distrito 4510

COLUNA - Sinomar

Data 24/09/2020
Horário 04:45
Maior live rotária reuniu rotarianos de várias cidades
Maior live rotária reuniu rotarianos de várias cidades

Os Rotary Clubs Presidente Prudente Nascente, Norte, Leste, Rosa dos Ventos, Presidente Prudente, Lucélia e Bauru – Parque das Nações comandaram reunião conjunta com nove clubes do Distrito 4510  (incluindo Rotaract e Interact), em live que teve a participação de 70 pessoas, através da plataforma Google Meet. O encontro virtual ocorreu na noite da última segunda-feira e contou com a palestra do governador distrital, Maurício Agostinho, para falar sobre o tema “Fundação Rotária, subsídio distrital e global”.

Bom dia 

“Perguntaram a uma mãe qual dos filhos mais amava. O pequenino até que cresça; o enfermo até que cure; o ausente até que volte”.
Al-Asfahani

Yakissoba

Com todos os convites esgotados, ocorre neste sábado, o Yakissoba Drive-Thru do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado).  Quem adquiriu o convite com antecedência basta passar na Loja Maçônica, localizada perto do Colégio Anglo Prudentino, das 11h às 13h30 para retirar o marmitex. Toda renda será revertida aos trabalhos da entidade, que inclui atendimentos médicos, com assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, além de auxílio alimentação, dentre outras necessidades que ocorrem no dia a dia.  

Na serra

O advogado prudentino, Aparecido Inácio de Medeiros, vendeu o apartamento em São Paulo e mudou-se para Campos do Jordão. Ele é um dos entrevistados da próxima edição da revista Domingo, suplemento semanal do jornal O Imparcial.

Perigo

Presidente Prudente corre o risco de voltar para a fase laranja. A taxa de ocupação das UTIs é considerada muito alta. 

Cuidados

A Vigilância Sanitária Municipal revela grande preocupação, trabalho e cuidado com as instituições de longa permanência para idosos. Presidente Prudente tem 15 unidades. A Vigilância tem desenvolvido atenção especial para evitar surtos nesses asilos.

Dia do portador de marcopasso

Os cardiologistas brasileiros celebraram ontem o Dia do Portador de Marcapasso. Com o slogan “Não deixe seu coração sair do ritmo. Tome uma medida de pulso”, uma campanha nacional está presente em todos os Estados brasileiros para dar continuidade ao trabalho de conscientização que vem sendo realizado nos últimos anos pela Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Abec/Deca). O objetivo principal da ação é ensinar como medir a frequência cardíaca por meio da medição de batimentos no pulso. Sem a necessidade de um equipamento específico, é possível detectar mudanças no ritmo de batidas do coração e ainda uma possível insuficiência cardiovascular, por exemplo. Os brasileiros precisam saber da importância de procurar um cardiologista ao perceber determinados sintomas, como cansaço fácil, tontura, desmaio e palpitação. Caso eles apresentem uma dessas queixas é necessário buscar atendimento de um médico. Muitas pessoas têm indicação de implante do marcapasso, mas não sabem por não ter o hábito de ir ao cardiologista. O número de batimentos cardíacos considerado normal está entre 60 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico. Pode-se tratar de um caso grave, com risco de vida e que necessite de um implante de marcapasso definitivo. 

Estatísticas

Atualmente, cerca de 300 mil pessoas utilizam marcapassos no Brasil, somando 49 mil novos usuários a cada ano. Ainda segundo o Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, no Brasil, são implantados 199 marcapassos por um milhão de habitantes. 

História 

O Dia do Portador de Marcapasso foi criado pelo Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial), da SBCCV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular). A data, 23 de setembro, foi escolhida em homenagem ao pioneiro da estimulação cardíaca no Brasil, Décio Kormann. A cirurgia de implantação do marcapasso é considerada simples. A duração varia entre uma e duas horas, sendo realizada com sedação e anestesia local. Após o procedimento, o paciente pode ir pra casa em até dois dias. A maioria dos portadores de marcapasso pode retomar as atividades diárias habituais em 30 dias. Fonte: Soraya Medeiros  
 

Publicidade

Veja também