Sábado é dia de "Lê no Ninho” no Matarazzo

Uma iniciativa da SP Leituras já é praticada em algumas bibliotecas da capital contemplou dez bibliotecas do Estado, sendo a prudentina uma das escolhidas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 04/03/2017
Horário 09:38
 

Neste sábado, às 10h, ocorre mais uma edição do projeto "Lê no Ninho", anteriormente intitulado "Bebelê". A ação é realizada na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, no Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente. Uma iniciativa da SP Leituras que já é praticada em algumas bibliotecas da capital contemplou em 2016 dez bibliotecas de municípios do Estado de São Paulo, sendo a prudentina uma das escolhidas.

O projeto que tem como objetivo fomentar e incentivar a leitura, no caso aqui especificamente dos bebês a partir de 6 meses até crianças com 4 anos vem crescendo gradativamente.

Jornal O Imparcial Ambiente leitor acaba sendo uma situação de carinho entre o adulto e o bebê/criança; atividade ocorre no Centro Cultural Matarazzo

É o que expõe o bibliotecário da unidade, Murilo Tomiazi Misael, que afirma estar contente com a adesão de

pais, mães, avós, irmãos mais velhos, entre outros adultos que tem levado os pequeninos a terem esse encontro e contato com os livros, brinquedos, fantoches, entre outros atrativos infantis.

"Já estamos com um público fiel bem legal. Mas, quem ainda não conhece, estendemos o nosso convite. Queremos ver muitas famílias aqui. Vale lembrar que pode parecer cedo demais para bebês terem contato com a leitura, mas não. Quanto antes mais fácil e natural será o processo de desenvolver nelas o gosto pelos livros", acentua o bibliotecário.

E o ambiente leitor em que o Lê no ninho está sendo praticado é um local agradável onde é possível a interação ocorrer com qualidade e o contato com o livro acaba sendo uma situação de carinho entre o adulto e o bebê/criança.

 

Lê no Ninho


Fundamentado na teoria do Letramento Infantil , o Bebelê, agora Lê no Ninho, definido pelo NICHD (National Institute of Child Health and Human Development) mostra a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil.

A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014. Até o final do ano passado, 480 ações já haviam sido realizadas, atendendo mais de 3.250 participantes. Seja você um a mais nessa empreitada.

 

 
Publicidade

Veja também