Saiba a hora certa de fazer os exames essenciais para manter a saúde em dia

Submeter-se a exames médicos anualmente é um compromisso importante para quem quer ter uma vida saudável e duradoura

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/10/2020
Horário 05:10
A cada ano novo, muitas pessoas incluem na lista de metas fazer um check-up médico. E isso é ótimo, se for realmente colocado em prática e realizado corretamente. A cada ano novo, muitas pessoas incluem na lista de metas fazer um check-up médico. E isso é ótimo, se for realmente colocado em prática e realizado corretamente. Imagem: A cada ano novo, muitas pessoas incluem na lista de metas fazer um check-up médico. E isso é ótimo, se for realmente colocado em prática e realizado corretamente.

Check-ups regulares ajudam o médico a detectar, logo no início, quaisquer problemas de saúde que seu corpo possa apresentar. Para se ter ideia, um procedimento de check up médico completo inclui diversos exames preventivos e físicos para verificar como está a saúde do paciente e os riscos que ele corre.

De acordo com o plano Oeste Saúde, o check-up é importante para a detecção e o tratamento precoce de possíveis doenças.

A medicina está em constante evolução. O aprimoramento das pesquisas de muitas doenças crônicas trouxe avanços expressivos nos métodos diagnósticos e nos tratamentos disponíveis. Diante destes novos conceitos, a tecnologia aliada a um bom profissional médico faz com que as ações preventivas sejam muito mais eficazes", afirma os profissionais do plano.

Como e quando começar o check-up médico?

Veja algumas recomendações:

Teoricamente, o check-up médico começa desde quando estamos no ventre da nossa mãe, com o exame pré-natal. Quando crianças, nós frequentamos regularmente o pediatra e ao chegar à adolescência, momento que normalmente ficamos mais displicentes com a nossa saúde, até chegar à fase adulta e os problemas começarem a aparecer. Afinal, é nesse tempo que ocorrem as principais mudanças e maturidade do nosso corpo.

Próximo aos 30 anos, ou a partir dele, o check-up se torna quase uma obrigação. O check-up varia conforme a faixa etária e o gênero. A história familiar dá informações importantes sobre o componente genético.

Essa avaliação clínica é composta de exames físicos e solicitação de complementares laboratoriais ou de imagem, tais como:

 

- Medição da pressão arterial: Essa técnica ocorre a partir dos 18 anos e é feita para ter o controle, diminuindo os riscos de infartos e derrames no caso da hipertensão.

 

- Hemograma completo: É o famoso exame de sangue com todas aquelas solicitações para o controle de colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas. Geralmente é feito uma vez no ano desde os primeiros anos de vida. É importante para notar o estado sanguíneo e do sistema imune, apontando infecções e outras complicações.

 

- Ultrassom abdominal: exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

 

- Teste ergométrico e eletrocardiograma: esses exames são fundamentais para apurar as condições cardiovasculares do paciente e prevenir complicações cardíacas.

 

- Ecocardiograma: exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens — unidimensionais, bidimensionais e em 3D — que permitem avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, existência de massas e tumores, sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos.

Homens e mulheres são encorajados a realizar check-ups anuais, principalmente, após os 40 anos, pois muitas doenças crônicas são silenciosas, por exemplo, as cardiovasculares e as neoplasias.

 

SERVIÇO

Centro Médico de Especialidades

Oeste Saúde

Rua Fagundes Varella, 185

Telefone: (18) 3300-0100

oestecentromédico.com.br

 

Você já fez alguma vez um check-up médico completo? Ou, pelo menos, lembra-se da última vez que fez algum exame clínico? Pois é. Estar atento aos sinais do seu corpo é um importante começo, porém, ter um acompanhamento profissional periódico também é fundamental para garantir saúde, vitalidade e bem-estar, prevenindo ou tratando qualquer problema futuro.

 

Instalações do Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde, na Rua Fagundes Varella, 185, ao lado da Apea

 

 

 

Veja também