Salas odontológicas antes compartilhadas passam a ser individuais em Prudente

Reforma ocorreu em sete postos de saúde e no CEO, a fim de evitar o contágio pela Covid-19 durante os atendimentos ao público

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/07/2021
Horário 17:40
Foto: Cedida
Divisões com paredes de gesso separaram os consultórios e ampliaram capacidade de atendimento
Divisões com paredes de gesso separaram os consultórios e ampliaram capacidade de atendimento

Para viabilizar os protocolos de segurança no atendimento odontológico de Presidente Prudente e evitar o contágio pela Covid-19 neste período de pandemia, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promoveu reformas e adequações nos consultórios odontológicos de sete UBS (Unidades Básicas de Saúde), além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O trabalho contemplou os ambientes que contavam com consultórios compartilhados, com mais de uma cadeira na mesma sala.

De acordo com a supervisora odontológica, Juliane Húngaro de Carvalho, a reforma foi iniciada em abril deste ano e finalizada recentemente, no mês de junho. Segundo ela, nas salas compartilhadas foram providenciadas divisões com paredes de gesso, a fim de separar os consultórios e ampliar a capacidade de atendimento, atendendo os protocolos de segurança contra a Covid-19.  

Os postos que contavam com salas odontológicas compartilhadas e que receberam as reformas são os da Cohab, São Judas, Vila Real, São Pedro, Parque Cedral, Brasil Novo e Guanabara.

As medidas de segurança foram fundamentais por conta do período da pandemia, seguindo as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que orientou as modificações nos consultórios compartilhados, oferecendo maior segurança aos pacientes e profissionais.

Para a reforma, foram utilizados recursos do Ministério da Saúde destinados para a adequação dos ambientes odontológicos. "Com isso, conseguimos reformar todas as unidades básicas de saúde que tinham consultórios compartilhados e também adquirir aparelhos de ar-condicionado para climatização e garantia da qualidade do ambiente”, destaca a supervisora.

“A reforma possibilizou inclusive a ampliação de salas de atendimento, como ocorreu no CEO, onde nós tínhamos cinco consultórios. Então dividimos e hoje temos seis consultórios em funcionamento”, explica.

Serviço

O atendimento odontológico ocorre nas 35 unidades básicas de saúde (UBSs e ESFs) de Prudente. Na rede de urgência, na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Zona Norte, de segunda a sexta feira, das 17h às 21h; e no Pronto-Atendimento do Jardim Santana, de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, e sábados e domingos, das 7h às 19h.

Publicidade

Veja também