Saldo de empregos em Prudente tem 432 novos cargos de  trabalho gerados em setembro  

No nono mês do ano, setor de comércio liderou lista dos segmentos econômicos com saldo de 195 postos de emprego; serviços, indústria, construção e agropecuária também resultados positivos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/11/2023
Horário 04:00
Foto: Arquivo
Setor de comércio, pela primeira vez no ano, liderou a alta no fomento de empregos em Prudente
Setor de comércio, pela primeira vez no ano, liderou a alta no fomento de empregos em Prudente

Presidente Prudente chegou ao oitavo mês consecutivo de 2023 com resultado positivo na geração líquida de empregos. Em setembro, o município teve 2.690 admissões e 2.258 desligamentos, com resultado de 432 novos postos trabalho gerados. É o que indica os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No entanto, houve uma leve retração de 36 empregos na comparação com o mês anterior, agosto, quando a marca registrada foi de 468 no saldo de novos empregos.

No nono mês do ano, o setor de comércio, pela primeira vez em 2023, liderou a lista dos segmentos econômicos no fomento de empregos em Presidente Prudente. O saldo do setor fechou no positivo, com 195 novos postos de trabalho, sendo 898 contratações e 703 desligamentos. No mês anterior, a balança de empregos do comércio também pendeu para o positivo, porém, com uma marca menor na soma de empregos gerados, 53. 

De acordo com o Caged, em setembro, os outros grandes setores da atividade econômica também fecharam o mês no positivo: 

•    O setor de serviços teve saldo de 105 novos empregos (1.083 admissões e 978 desligamentos); 
•    A indústria teve saldo positivo de 62 novos postos de mão de obra (401 admissões e 339 desligamentos); 
•    No segmento da construção, o saldo foi de 41 novos cargos de trabalho (252 admissões e 211 desligamentos); 
•    O setor da agropecuária fecha a lista com saldo positivo de 29 novos empregos gerados (56 admissões e 27 desligamentos). 

Comércio e serviços em alta

De acordo com o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, o comércio é tradicionalmente um importante gerador de emprego e renda em Presidente Prudente. “Este foi um ano difícil, mas o ambiente econômico se mostra agora mais favorável à atividade comercial. A queda no índice de desemprego, a redução da taxa básica de juros e o retorno de milhares de consumidores ao crédito, por meio do Programa Desenrola, são alguns dos fatores que colaboram nessa retomada”, relata Raul. 

Ele indica que a expectativa é ainda melhor para o último bimestre, com as contratações de fim de ano. “Natal e Black Friday são datas importantes e estamos otimistas”, complementa o presidente da Acipp. 

Para o gerente regional do escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, o desempenho do setor de serviços vem seguindo uma tendência de crescimento nos últimos anos. “Um outro fator é que os empreendimentos no setor de serviços requer baixos investimentos. Os setores em alta são serviços automotivos, beleza e estética e tecnologia da informação, sendo que os setores de educação e saúde também estão em alta”, avalia Cavalcante. 

Publicidade

Veja também