Santa Casa de Presidente Prudente realiza captação de múltiplos órgãos

Foram captados fígado, rins, córneas e ossos; doador foi um homem de 48 anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/02/2023
Horário 14:36
Foto: AI/Santa Casa de PP
Da entrada no centro cirúrgico da Santa Casa de Presidente Prudente até o fim do procedimento, foram cerca de 4 horas em operação
Da entrada no centro cirúrgico da Santa Casa de Presidente Prudente até o fim do procedimento, foram cerca de 4 horas em operação

Nesta sexta-feira (24), a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Presidente Prudente realizou a primeira captação de múltiplos órgãos de 2023. O procedimento realizado a partir de uma parceria entre profissionais do Hospital das Clínicas (HCFAMEMA) de Marília (SP) e Hospital Santa Rita de Maringá (PR), permitiu a captação de fígado, rins, córneas e ossos.

O primeiro passo para possibilitar a doação foi a confirmação da morte cerebral causada por traumatismo craniano do paciente de 48 anos e a aprovação da família que mesmo diante de um momento delicado, encontrou forças para fazer esse ato tão importante.

Para o enfermeiro responsável pelo CIHDOTT da Santa Casa de Presidente Prudente, Anderson Milhorança, a decisão sobre a doação é um dos momentos mais difíceis para a família, mas é também a oportunidade de realizar o desejo do ente querido. “O encerramento irreversível dessa vida se tornou um novo ponto de partida para no mínimo cinco pessoas e saber disso traz um pouco de conforto para os familiares”, comenta.

Para ser realizada a captação foram respeitadas todas as etapas do processo de doação. A partir da identificação do potencial doador na unidade hospitalar. Após criteriosa etapa de exames e avaliações foi efetuado o diagnóstico de morte. Os familiares foram informados sobre o óbito do paciente e uma equipe especializada e treinada, prestou apoio emocional à família e ofereceu a possibilidade de doação de órgãos e tecidos.

Com o consentimento familiar, deu início a uma corrida contra o tempo para encontrar pacientes compatíveis a partir da Central de Transplantes dos Estados de São Paulo e Paraná. Após isso, os profissionais de saúde de Marília e Maringá começaram o deslocamento aéreo até Presidente Prudente para realizar a captação. Da entrada no centro cirúrgico da Santa Casa de Presidente Prudente até o fim do procedimento, foram cerca de 4 horas em operação.

No Brasil, segundo o último RBT (Registro Brasileiro de Transplantes) da ABTO (Associação Brasileira de Doação de Órgãos), até junho de 2022 eram 51.674 pessoas aguardando nas filas de espera para transplante de algum órgão.

Em 2021, a Santa Casa de Presidente Prudente realizou oito captações de tecido ocular humano e duas captações de múltiplos órgãos. Também foram realizados dez Transplantes de Córneas e dois Transplantes de Rins. Já em 2022, foram realizados, sete Transplantes de Córneas e 12 Transplantes de Rins. O trabalho da equipe permitiu que de 2007 a 2022, fossem realizados na instituição 566 captações de Tecido Ocular Humano, 100 Captações de Múltiplos Órgãos e 433 Transplantes de Córneas.

 

 

Publicidade

Veja também