Santa Casa de Prudente anuncia colapso em carta aberta

Documento detalha que, na quarta, a unidade não contava mais com “pontos de oxigênio” e ventiladores mecânicos disponíveis, sendo necessário utilizar respiradores de transportes

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/03/2021
Horário 04:01
Foto: Arquivo/AI da Santa Casa
Na quarta-feira, unidade contava com 13 pacientes aguardando por um leito de UTI
Na quarta-feira, unidade contava com 13 pacientes aguardando por um leito de UTI

Após a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente anunciar que suspendeu as cirurgias eletivas nesta semana por conta do atual estoque de medicamentos, a unidade de saúde também publicou uma carta aberta à sociedade relatando a situação preocupante em que se encontra devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. O documento, o qual a reportagem teve acesso, detalha que, na quarta-feira, a unidade chegou ao “colapso total”, assim descrito pela Santa Casa, pois não havia mais “pontos de oxigênio” e ventiladores mecânicos disponíveis, sendo necessário utilizar respiradores de transportes para continuar atendendo os pacientes no pronto-socorro. Na data em que a nota foi publicada, 25 de março, a unidade contava com 13 pacientes aguardando por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
No documento, assinado pelo provedor Itamar Alves de Oliveira, consta que a Santa Casa tem 66 leitos disponíveis para casos de Covid-19, sendo 45 clínicos e outros 21 de UTIs. No entanto, frisa que a quantidade não está sendo suficiente para atender todos os pacientes que “procuram” a unidade hospitalar. “Há um mês a Santa Casa está com seus leitos 100% ocupados para atendimento ao novo coronavírus. [Nesta quarta-feira] o hospital totalizou 34 pacientes graves de UTI e, destes, 33 estavam em ventilação mecânica. Todo casos de Covid-19”, relatou. 
De acordo com o comunicado, a Visa (Vigilância Sanitária Municipal) realizou uma inspeção na Santa Casa (dia 24 de março) para verificar o atendimento hospitalar em tempo de pandemia, momento em que também constatou que a unidade estava com sua capacidade “extrapolada”. 
“A Santa Casa vem informar que não tem sequer um leito de UTI ou clínico disponível na ala Covid-19 para atendimento da população. As salas de emergência e de medicações estão lotadas, não tendo mais locais disponíveis para que os pacientes possam esperar um leito observando as medidas mínimas de segurança”, descreveu o documento.

A Santa Casa vem informar que não tem sequer um leito de UTI ou clínico disponível na ala Covid-19 para atendimento da população
Carta aberta da Santa Casa

Suspensão de cirurgias

Na edição desta sexta-feira, o jornal O Imparcial trouxe um levantamento feito pelo CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), através de dados fornecidos por farmacêuticos hospitalares de todo o Estado, que chama atenção para o desabastecimento de medicamentos, e traz um alerta à população sobre o risco da falta de fármacos fundamentais, entre eles, os utilizados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), e para a intubação de pacientes com Covid-19. 
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente havia informado que suspendeu as cirurgias eletivas nesta semana por conta do atual estoque de medicamentos, e que manteve apenas os procedimentos de emergência e urgência. “Ainda há estoque de medicamentos para sedação para alguns dias, mas a instituição não está conseguindo a reposição juntos aos fornecedores”, expôs.

Boletim da VEM

No final da tarde de ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informou que o município bateu o segundo recorde seguido de ocupação de leitos. Constam no boletim 159 moradores de Prudente hospitalizados, sendo que 52 estão em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 96,2%, enquanto a taxa de leitos de enfermaria está em 93,6%, considerando toda a região do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).

Publicidade

Veja também