Santa Casa realiza procedimento inédito para corrigir articulação de mandíbula

Duas pacientes com perda da função foram submetidas à técnica, feita por meio de vídeo de forma minimamente invasiva

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/07/2021
Horário 10:16
Foto: Santa Casa
Procedimento inédito na região foi realizado na Santa Casa pelo cirurgião bucomaxilofacial, Thiago Freire Lima
Procedimento inédito na região foi realizado na Santa Casa pelo cirurgião bucomaxilofacial, Thiago Freire Lima

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou, nesta semana, o primeiro procedimento de ATM (artroscopia da articulação temporomandibular) da região. Trata-se de uma técnica relativamente recente, feita por meio de vídeo e minimamente invasiva, utilizada para corrigir desarranjos internos da articulação entre os ossos temporais do crânio e a mandíbula em diferentes graus, principalmente quando há perda significativa da função e qualidade de vida. Os procedimentos foram realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial, Thiago Freire Lima, e atenderam duas pacientes.

Segundo o profissional, que é coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da santa casa e do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), o alto nível de estresse acarretado pela pandemia fez com que houvesse grande aumento nas queixas de dores orofaciais e, em alguns casos, essa dor ainda é agravada pelos elásticos das máscaras, usadas na proteção contra a Covid-19.

A disfunção de ATM geralmente está relacionada a sobrecargas causadas por má oclusão, perda de dentes, mordida cruzada, bruxismo (ranger dos dentes) e traumas na região. Thiago explica ainda que a ATM é classificada como a mais complexa do organismo humano, assim, pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas (osteoartrite), artrites inflamatórias e sinovite. “O tratamento sempre começa da forma mais conservadora, tendo a indicação de cirurgia restrita e considerada sempre como última opção”, afirma o cirurgião. 

Detalhes do procedimento

Thiago já realizava artroscopia diagnóstica com a ótica de 1,9 mm (milímetro) reta desde 2019. Já fez inúmeros destes procedimentos em Bauru (SP), Jaú (SP), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e fora do país, porém, desta vez foi realizada em Prudente a primeira intervenção propriamente dita. Isso foi possível com uma ótica de 30º e equipamento de vídeo de alta resolução. 

“Na intervenção, podemos realizar a cauterização de sinovite, manipulação do disco [menisco], liberação de aderências, remoção de fragmentos e subprodutos de doença degenerativa. A aplicação de medicação na região exata da patologia se tornou possível. São todos procedimentos muito bem consolidados na ortopedia para as outras articulações e, hoje, podemos oferecer aos nossos pacientes de Prudente e região”, comemora.

A realização do procedimento pela primeira vez em Prudente envolveu uma força-tarefa formada pelo cirurgião, Unimed e santa casa, o que tornou possível trazer para o interior todos os implementos necessários para este tratamento de ponta, realizado por poucas equipes no mundo e, até então, somente em grandes centros.

“É mais ou menos como se a ATM fosse uma dobradiça de uma porta, que está enferrujada, e na intervenção artroscópica removemos a ferrugem, damos um polimento e alinhamos, melhorando assim a característica anatômica local, bem como lubrificamos e medicamos o local exato onde necessita”, explica Thiago. Ele afirma ainda que os procedimentos tiveram resultado positivo: as pacientes tiveram alta em menos de 24h, sem queixas e com necessidade apenas de analgésicos leves. Todas sentiram melhora imediata na função.   

“Em um cenário em que vemos poucas boas noticias, é gratificante poder contar com essa novidade em Prudente. Agora, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam de tratamento para dor orofacial e, principalmente, da doença degenerativa da ATM, que leva à dor intensa e dificuldade nas funções mais comuns, como mastigação e a fala”.

O hospital está investindo em uma Torre de Cirurgia por vídeo com alta definição que permite mais precisão para a visualização durante procedimentos cirúrgicos diversos, como o utilizado nesta técnica.

Saiba mais

Com frequência, escutamos no consultório: "doutor, eu tenho ATM?"

Sim, temos duas. Uma no lado direito e outra no lado esquerdo do rosto. ATM é a abreviação de articulação temporomandibular, que é a articulação responsável pelos movimentos mandibulares. Não confunda. ATM todos nós temos.

DTM só algumas pessoas apresentam

Os sinas e sintomas de DTM (Disfunção Temporomandibular) mais comuns são a sensibilidade muscular à palpação, abertura restrita de boca, movimentos mandibulares assimétricos, ruídos articulares, dores e, algumas vezes, alguns sintomas otológicos (zumbido, tontura, vertigem, dor de ouvido, sensação de hiperacusia, plenitude auricular, dentre outros). 

Tratamentos conservadores

A parte mais difícil do tratamento é o diagnóstico correto, pois o paciente com dor aguda apresenta vários destes sintomas em combinação. Aconselhamento, orientações, educação para o autoestudo, placas oclusais, exercícios, fisioterapia, fonoaudiologia e biofeedback são alguns exemplos de tratamentos conservadores propostos para pacientes com DTM. Seu caso possui tratamento! Procure um especialista!

Publicidade

Veja também