Santa Casa recebe respiradores, mas faltam monitores cardíacos

Segundo a instituição, os equipamentos seriam utilizados para a ampliação dos leitos de UTIs, mas para que isso ocorra, precisam adquirir monitores cardíacos, o que não é possível no momento

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 18/06/2020
Horário 05:55
Cedida: Na Santa Casa, respiradores não serão utilizados até que hajam leitos de UTI disponíveis
Cedida: Na Santa Casa, respiradores não serão utilizados até que hajam leitos de UTI disponíveis

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente anunciou que recebeu na quinta-feira, dia 11, 10 novos respiradores do governo do Estado de São Paulo. Segundo o hospital, “os equipamentos seriam utilizados para a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para atendimento de pacientes da Covid-19. Mas, por enquanto, essa demanda não é possível, porque faltam os monitores cardíacos para a adequação dos leitos”.

“A instituição tem o espaço físico reservado para essas novas vagas, entretanto, a habilitação de tais leitos só se torna viável com todos os equipamentos específicos”, completa a Santa Casa. Sobre isso, o Estado afirmou, em nota, que a providência dos monitores cardíacos compete exclusivamente à instituição.

HABILITAÇÃO DE LEITOS

Outra questão colocada pela Santa Casa de Misericórdia prudentina é a finalização do credenciamento dos leitos de UTI, junto ao Estado, para o tratamento dos doentes com o novo coronavírus. Segundo o hospital, eles ainda aguardam o retorno do governo estadual para a finalização desta burocracia. O Estado, por sua vez, indicou que dará suporte à Santa Casa para pleitear o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, mas “após a ativação dos leitos”, coisa que deve ocorrer somente quando o hospital tiver os monitores cardíacos, ou seja, como “por enquanto esta demanda não é possível”, não ocorrerá.

O Governo Estadual ressalta, na nota enviada a este diário, que repassa R$ 2,7 milhões mensalmente por meio de convênios à entidade, para auxiliar na assistência. A entidade está sob gestão municipal, e “o Estado também repassou R$ 3,8 milhões para iniciativas voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19”, garante.

“A instituição tem o espaço físico reservado para essas novas vagas, entretanto, a habilitação de tais leitos só se torna viável com todos os equipamentos específicos”
Santa Casa

 

 

 

Publicidade

Veja também