Santo Anastácio inicia desassoreamento no Córrego Sete de Setembro

Obra é realizada através do programa “Rios Vivos” do DAEE e sem custo para o município

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/11/2022
Horário 04:36
Foto: Cedida
Equipes trabalham na operação desassoreamento do Córrego do Matadouro em Santo Anastácio
Equipes trabalham na operação desassoreamento do Córrego do Matadouro em Santo Anastácio

Teve início nesta semana a obra de desassoreamento do Córrego Sete de Setembro, mais conhecido como Córrego do Matadouro, em Santo Anastácio. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Cléber Bonilha, as obras são realizadas através do programa “Rios Vivos” do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. 
“A operação de desassoreamento consiste em retirar os sedimentos – material misto de areia, resíduos urbanos e matéria vegetal que se encontram depositados nos leitos dos rios e córregos. Essa sedimentação afoga o córrego, elevando seu nível, formando minibarragens de entulho, impedindo o livre fluxo da água. Com o decorrer do tempo, os mananciais e nascentes das margens ficam sufocados e o rio morre”, explica o secretário.

Operação Desassoreamento

Ainda de acordo com o secretário, esse movimento dos materiais no leito do córrego impede a vida aquática, aumenta a erosão das margens, diminui a qualidade da água e o córrego vem a morrer.
Para que isso seja evitado, existe a operação desassoreamento, que consiste em limpar a calha principal do córrego, recuperar suas margens e deixar as águas fluviais no curso natural.
A operação, segundo o secretário, preserva as árvores das margens, as nascentes e retira para o local adequado o chamado “bota fora”, todo o material retirado. “Esta operação tem custo zero para o município. Após o término das obras, haverá plantio de mudas de árvores nativas ao longo das margens para melhor preservação, já que atualmente a presença de árvores é mínima no local”, ressalta o secretário.

Ponte do Matadouro

Em junho deste ano, foi inaugurada a Ponte do Matadouro, construída sobre aduelas do Córrego Sete de Setembro (atual Estrada do Matadouro), vicinal que faz a ligação de Santo Anastácio ao final da Rua José Lutti até o dispositivo Dismo Ravazzi, localizado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 600. 
Era uma reivindicação antiga, desde o antigo matadouro que existia no local há mais de 40 anos. A ponte anterior era de madeira e apresentava muitos problemas devido ao grande fluxo de caminhões que entravam na cidade utilizando o atalho da vicinal. A nova ponte é totalmente de concreto.

Foto: Cedida

Durante as obras, funcionários encontraram pneu dentro do córrego

Publicidade

Veja também