Santo Expedito redobra cuidados com serviços de higienização

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 25/08/2020
Horário 05:05
Cedida - Medidas de higienização são adotadas visando dar segurança aos turistas Cedida - Medidas de higienização são adotadas visando dar segurança aos turistas Imagem: Cedida - Medidas de higienização são adotadas visando dar segurança aos turistas

A fim de garantir mais segurança aos que visitam Santo Expedito mesmo em tempo de pandemia, mas com os devidos cuidados, as autoridades municipais, através da Vigilância Sanitária, executam semanalmente serviços de higienização em pontos frequentados pelos turistas. Segundo Aparecido Trindade, coordenador daquele órgão, o cuidado é muito grande e feito também no salão paroquial, que nos finais de semana abriga pessoas, incluindo visitantes de outras cidades.

Dengue

Assegurou também Aparecido Trindade, que são feitos na cidade os serviços de nebulização, com intento de exterminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. Isso é feito exatamente para proteger, não apenas os moradores, como também os visitantes que vão à cidade. Essas operações são realizadas com determinação, pois a segurança da saúde dos turistas é de grande importância e compromisso das autoridades municipais.

Curiosidade sobre santo

E por que ele tem essa alcunha de santo das causas justas e urgentes? Também de acordo com registros, um espírito maligno apareceu para ele em forma de corvo dizendo "Crás! Crás! Crás", que no latim significava "Amanhã! Amanhã! Amanhã". Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou "Hodie", que quer dizer "Hoje!".

Missa

Vários fiéis da região estiveram no final da semana em Santo Expedito, participando da missa. Para essas pessoas, a comunidade católica está tomando todos os cuidados frente ao estado de pandemia que assola o planeta. Segundo um desses fiéis da Nova Alta Paulista, a fé na intercessão de Santo Expedito nos aproxima mais de Deus e protege a todos nesta época.

Velório

Da mesma forma que todos os locais públicos frequentados por visitantes são higienizados para se precaver do contágio da Covid-19, essa prática já está determinada no velório município. Em caso de o mesmo ser utilizado por ocasião do falecimento de algum expeditense, aquele local também é higienizado, pelo pessoal da saúde.

Higienização

Sabedor desse trabalho, tanto da igreja, quanto da saúde do município, em higienizar locais públicos, um fiel admitiu que esse trabalho é uma demonstração de cuidados para com os visitantes, que transmite, assim, mais segurança à população. Esta é mais uma demonstração de que as autoridades municipais, especialmente da Saúde, do Turismo e da própria comunidade religiosa, têm uma atenção voltada à segurança da saúde de todos.

Turismo religioso

Padre Umberto, pároco do Santuário de Santo Expedito, desde a primeira publicação desta coluna, faz o anúncio da mesma em todas as missas celebradas na igreja matriz. Ele reforça sempre a importância desse trabalho, como da mesma forma, a colaboração de O Imparcial para se propagar o turismo da cidade. Santo Expedito está oficialmente no programa MIT (Município de Interesse Turístico), qualificado como turismo religioso, sendo o único do oeste do Estado.

Planejamento

Neste tempo de isolamento e de ações públicas cuidando dos trabalhos de prevenção contra a Covid-19, os responsáveis pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) certamente estão compenetrados em traçar um melhor planejamento para se adequar o turismo, dentro das melhorias estruturais que estão sendo feitas na cidade.

Veja também