Santo Expedito: Segurança reforçada nos eventos religiosos

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 19/01/2021
Horário 04:19
Foto: Polícia Militar 
Além de um grande número de viaturas, até helicóptero fica de prontidão durante a festa
Além de um grande número de viaturas, até helicóptero fica de prontidão durante a festa

Além de garantir a segurança, o fator proteção aos turistas presentes nos eventos religiosos em Santo Expedito é uma preocupação das autoridades e dos responsáveis pelo turismo na cidade. Para tanto, a Polícia Militar, preocupada com cada romeiro ou visitante, tem se mostrado ser um órgão de extrema importância e confiabilidade aos que visitam a cidade, participando dos eventos religiosos organizados em louvor a Santo Expedito.

Parceiro

Para o padre Umberto, a Polícia Militar, pelo menos em Santo Expedito, é o maior e mais importante parceiro quando das realizações religiosas na cidade. Esse trabalho sempre existiu, desde quando as festas começaram a ser expandir e todos os anos existe a preocupação da segurança pública nesses eventos. Mesmo em pandemia, estudos são feitos visando dar o melhor para que haja tranquilidade no tocante à segurança e à proteção física dos presentes.

União de todas as forças

O policiamento do município nos dias de festividades é reforçado com efetivo policial e viaturas, contando com a participação de policiais dos mais variados programas de policiamento, estando todos de prontidão para possíveis emergências, dentre eles, a Força Tática, com empenho de viaturas grandes e equipes de Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), do Grupamento Aéreo, com o Helicóptero Águia, e mais recentemente com o apoio do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais), que emprega, além das viaturas com reforço de efetivo, viaturas grandes com quatro policiais integrantes, a Cavalaria e o Canil, Policiamento Rodoviário e o Corpo de Bombeiros, tudo visando à segurança da população local, que tem sua rotina alterada devido às festividades e também à segurança dos romeiros, que sempre vêm em grande quantidade, superando em muito a quantidade total da população do município.

Sempre presente

Nos dias das festividades, além do patrulhamento rotineiro, pontos de estacionamento e pontos de bloqueio policial são desencadeados, visando aumentar a visibilidade do policiamento e consequente sensação de segurança de todos. A Polícia Militar de São Paulo sempre esteve presente participando da formatação da festa maior do município de Santo Expedito, desde as primeiras festividades, organizadas pelo Santuário Local.

Planejamento

Reuniões foram organizadas com as pessoas envolvidas responsáveis pelas festividades, autoridades municipais, representantes dos romeiros, das caravanas dos cavaleiros, enfim, tudo visando garantir que a festa ocorra de maneira a receber os romeiros da melhor maneira possível e com segurança. O objetivo da reunião sempre foi em primeiro lugar garantir que o grande fluxo de pessoas e os eventos que ocorrem durante a festa acontecessem de forma segura e não colocassem em risco a população.

Tudo programado

Questões como o trajeto da cavalgada, a organização da fila de visitação à igreja, local onde ficariam as barradas do comércio, o local da praça de alimentação, pontos de distribuição de água, posicionamento das ambulâncias, dos sanitários, tudo foi discutido nessas reuniões, ouvindo a opinião de todos, de forma a buscar atender aos interesses dos envolvidos de maneira que não prejudique a segurança pública.

Movimento

O evento sempre foi um sucesso, recebendo grande quantidade de público e de veículos, transcorrendo sempre com poucos impactos na questão policial, com baixíssimos casos policiais registrados nesses dias. Para se ter uma ideia, há alguns anos, foi contabilizado pela Polícia Militar, na festa do dia 19 de abril, dia de Santo Expedito e aniversário do município, mais de 220 ônibus de romeiros e milhares de veículos, com um público presente estimado de mais de 25 mil pessoas, que é mais de oito vezes a população do município.

Tranquilidade

Padre Umberto afirma que, mesmo sem operações policiais relevantes durante a festa, pois tratam-se de peregrinos que visitam a cidade para louvar a Santo Expedito e ao mesmo tempo agradecer por graças alcançadas, a população vem sempre em paz, pois trata-se de um evento do bem. Ele assegura que a forte presença dos policiais em todas as áreas, por si só, já inibe ações de meliantes. Ele conclui que, na vida real, Santo Expedito era um soldado destemido e de muita força para proteger as pessoas.

Publicidade

Veja também