SAP pede internação no RDD de detento que matou colega de cela em penitenciária de PP

Homem, de 44 anos, vítima de possível estrangulamento ou esganadura, será enterrado à 13h desta terça-feira, no Cemitério de Itapecerica da Serra

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/02/2026
Horário 11:04
Foto: Arquivo
Assassinato se deu na última sexta-feira, após um desentendimento entre as partes, em unidade prisional
Assassinato se deu na última sexta-feira, após um desentendimento entre as partes, em unidade prisional

Morto por um colega de cela na Penitenciaria Wellington Rodrigo Segura, situada no distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, um homem, de 44 anos, será enterrado às 13h desta terça-feira, no Cemitério Recanto do Silêncio de Itapecerica da Serra. O assassinato, segundo a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) se deu na última sexta-feira, após um desentendimento entre as partes. O autor do crime, um possível estrangulamento ou esganadura, foi isolado preventivamente.

“Ao preso que confessou o homicídio, será feito ao Judiciário pedido de internação em RDD [Regime Disciplinar Diferenciado]”, ressalta a SAP, que ainda indica que a unidade opera dentro dos padrões de segurança e disciplina. “A Polícia Civil foi acionada e foi instaurada apuração preliminar pela direção do presídio, que também comunicou os familiares sobre o óbito”, complementa a pasta.

Por parte da Polícia Civil, as investigações do caso seguem pela Delegacia de Investigações sobre Homicídios da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais). Conforme o Boletim de Ocorrência sobre o caso, na noite de sexta-feira, detentos começaram a gritar os funcionários em função de uma briga que ocorria em uma das celas, local onde estavam apenas a vítima e o autor.

“Quando os funcionários chegaram, [o autor] informou aos agentes que tinha matado seu colega de cela. Logo após, chamaram reforço, retiraram o autor da cela e preservaram o local para constatações do fato pela perícia criminal”, expõe o registro. “O autor informou que [a vítima] atentou contra sua vida e que ele, usando os meios moderados, repeliu a injusta agressão”, complementa o BO, que revela que a vítima apresentava lesões no pescoço.
 

Publicidade

Veja também