Morto por um colega de cela na Penitenciaria Wellington Rodrigo Segura, situada no distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, um homem, de 44 anos, será enterrado às 13h desta terça-feira, no Cemitério Recanto do Silêncio de Itapecerica da Serra. O assassinato, segundo a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) se deu na última sexta-feira, após um desentendimento entre as partes. O autor do crime, um possível estrangulamento ou esganadura, foi isolado preventivamente.
“Ao preso que confessou o homicídio, será feito ao Judiciário pedido de internação em RDD [Regime Disciplinar Diferenciado]”, ressalta a SAP, que ainda indica que a unidade opera dentro dos padrões de segurança e disciplina. “A Polícia Civil foi acionada e foi instaurada apuração preliminar pela direção do presídio, que também comunicou os familiares sobre o óbito”, complementa a pasta.
Por parte da Polícia Civil, as investigações do caso seguem pela Delegacia de Investigações sobre Homicídios da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais). Conforme o Boletim de Ocorrência sobre o caso, na noite de sexta-feira, detentos começaram a gritar os funcionários em função de uma briga que ocorria em uma das celas, local onde estavam apenas a vítima e o autor.
“Quando os funcionários chegaram, [o autor] informou aos agentes que tinha matado seu colega de cela. Logo após, chamaram reforço, retiraram o autor da cela e preservaram o local para constatações do fato pela perícia criminal”, expõe o registro. “O autor informou que [a vítima] atentou contra sua vida e que ele, usando os meios moderados, repeliu a injusta agressão”, complementa o BO, que revela que a vítima apresentava lesões no pescoço.