Sarampo: não espere a doença bater na sua porta!

EDITORIAL -

Data 15/02/2023
Horário 04:15

Se nos últimos anos, a preocupação maior no mundo todo vinha sendo com a Covid-19, agora, uma velha e conhecida doença está de volta e já deixa a população em alerta. Conforme matéria divulgada na edição de ontem, o risco de surto de sarampo no continente americano é o mais alto dos últimos 30 anos. O alerta é da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e foi divulgado anteontem no Brasil. 
Para evitar a volta da transmissão endêmica do vírus, a organização pede que os países retomem a cobertura vacinal infantil e atualizem os planos de resposta ao sarampo. 
É inadmissível que um pai/mãe deixe de proteger seu filho, vendo os inúmeros benefícios proporcionados pela vacina, na vida de qualquer um. Aliás, a redução no número de casos e também de mortes ocasionadas pelo novo coronavírus é graças a ela. Se hoje vivemos novamente, sem precisar se isolar, sem precisar ficar em casa ou obrigatoriamente sair de máscara, é devido às picadinhas que muitos, infelizmente, morreram, sem ter a oportunidade de tomar. 
A situação preocupa, porém, mais uma vez poderia ser evitada, se a população se conscientizasse da importância da vacina, que é a única maneira de se prevenir contra a doença. Não tem jeito. Os jornais noticiam, os órgãos de saúde se empenham em divulgar, criam campanhas com plantões aos sábados para facilitar a ida de quem trabalha aos postos, mas as metas de cobertura vacinal, independente se são da gripe, febre amarela, Covi-19, sarampo, ou outra qualquer enfermidade, ficam sempre longe de serem alcançadas.
No último ano, o Brasil teve uma redução de 50% na cobertura vacinal. Isso fez com que novos casos, vindos de outros países, começassem a entrar nos países da América, não só no Brasil, mas também na Argentina e no Chile.
No caso do sarampo, são necessárias duas doses, sendo a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 15, ambas disponíveis em unidades públicas e privadas. Pessoas com até 29 anos que receberam só uma devem receber a segunda. Já dos 30 aos 59, uma dose basta. O ideal é ir o quanto antes a um posto de saúde mais próximo e se informar. Devo tomar? Posso tomar? Haverá campanha? Quando inicia?
Este cuidado beneficiará não apenas o indivíduo, mas todos com quem ele obtiver contato, como familiares, amigos e colegas de trabalho. O sarampo mata. A vacina contra ele é altamente eficaz e salva vidas! Se proteja e proteja quem você ama.
 

Publicidade

Veja também