A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente informou que, desde o início do contrato para a oferta de mamografias e ultrassons gratuitos na rede privada, 990 exames foram marcados, mas quase 300 mulheres não compareceram, ou seja, 30,30%. Segundo a pasta, a ausência das pacientes impacta diretamente no sistema e atrasa o atendimento a outras mulheres que aguardam na fila.
“A atitude de ligar e desmarcar é simples e ajuda quem está esperando. O nosso pedido é que a população se conscientize e nos ajude. Os exames são importantes e ajudam a salvar vidas”, reforça a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório.
Até o momento, foram agendadas 640 mamografias e 350 ultrassons de mama. Os exames fazem parte de um contrato firmado em setembro de 2025 que garante 4.350 procedimentos voltados à saúde da mulher, sendo 3 mil ultrassons de mama e 1.350 mamografias.
Os procedimentos são realizados em clínicas particulares credenciadas e custeados por meio de uma emenda federal de R$ 500 mil. O recurso foi obtido após a proposição de um plano de trabalho junto ao Ministério da Saúde, conforme a portaria GM/MS nº 6.916, de 6 de maio de 2025, que amplia o acesso a exames de diagnóstico e prevenção ao câncer de mama.
“Hoje, esses exames são oferecidos apenas pelo Estado e a espera por ultrassom de mama pode chegar a três anos. Com esse contrato, conseguimos reduzir esse tempo e garantir o acesso às mulheres de Prudente”, explica a secretária.
Caso a paciente fique impossibilitada de comparecer aos exames ou consultas, deve comunicar a equipe com antecedência pelo telefone 3236-0920.