Saúde contrata médico intensivista para assistir pacientes à espera por transferência

Com isso, desde terça, houve redução no número de pessoas que aguardam por serviço especializado e de intubados, aponta Prefeitura

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2021
Horário 15:04
Foto: Marcos Sanches/Secom
Pacientes que aguardam nas UPAs por transferência agora têm assistência especializada
Pacientes que aguardam nas UPAs por transferência agora têm assistência especializada

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), contratou um médico intensivista para prestar assistência especializada aos pacientes que aguardam nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) por transferência para serviços hospitalares, via sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Comparando dados da última terça-feira, um dia antes da nomeação do especialista, com os dados atuais, houve redução de 64 para 31 pessoas na espera por serviço especializado, o que corresponde a um decréscimo de 51,5%. Também foi registrada queda de 58,8% no número de pacientes intubados, de 17 para 7. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Delton Ferraz, a contratação de um especialista possibilitou articulação logística entre os hospitais do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), uma vez que se trata de um profissional com conhecimentos técnicos e atuante em outras unidades da região, resultando em um processo mais ágil na transferência dos pacientes que se encontravam em estado crítico.

“O Conselho Federal de Medicina proíbe internações nas UPAs e orienta que pacientes intubados permaneçam, no máximo, por uma hora nessas unidades. Porém, isso não tem acontecido na prática, chegamos a ficar 15 dias com um paciente intubado, o que nos levou a buscar um profissional especializado para dar suporte aos nossos munícipes”, explica Delton.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também está em processo para melhorar os atendimentos em fisioterapia e nutrição, que já são oferecidos em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), mas que serão enriquecidos com a contratação de mais um fisioterapeuta e um nutricionista.

Para os próximos dias, a Sesau também deve transferir todos os pacientes intubados para a UPA do Ana Jacinta, com a finalidade de concentrar e melhorar o atendimento.

Publicidade

Veja também