O município de Presidente Pudente pactuou junto a OMS (Organização Mundial de Saúde), o controle para a eliminação do tracoma como causa de cegueira até 2020. Inclui no plano a prevenção da cegueira e das deficiências visuais evitáveis.
O levantamento da situação de tracoma ativo será realizado através de inquérito domiciliar, onde os agentes de saúde da família e enfermeiros habilitados em tracoma das ESFs (Estratégia de Saúde da Família) percorrerão domicílios sorteados para realização do mesmo.
O público alvo é população com idade entre 1 a menores de 10 anos, residentes nas áreas de estudo, com objetivo de conhecer a prevalência de tracoma para Certificação da Eliminação do Tracoma como causa de cegueira, e em adultos para estimar a prevalência de triquíase tracomatosa. Os cílios invertidos tocando a córnea (triquíase) podem provocar ulcerações com consequente opacificação corneana, responsável pela diminuição da acuidade visual e cegueira.
O trabalho será realizado aos finais de semana, começando neste sábado, no Jardim Guanabara, das 8h30 às 12h.
De acordo com a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, a doença tem maior facilidade de contágio em ambientes coletivos como escolas e creches. “Principais formas de prevenção é lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia e não coçar os olhos. Em muitos casos, a doença pode não ter sintomas. Se tiver dúvidas, procure o serviço de saúde”.
Com Secretaria Municipal de Comunicação
Saiba Mais
TRACOMA
É uma doença dos olhos, causada por uma bactéria, que ocorre principalmente nas crianças, geralmente é descrito em locais com precárias condições de higiene e habitação, grande concentração populacional, saneamento básico deficiente e baixas condições de vida e saúde. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, como o passar do tempo pode prejudicar a visão.