Saúde promove orientação, limpeza e nebulização em 5 bairros da zona leste de Prudente

Trabalho contempla Cambuci, José Rota, Jardim Paraíso e vilas Aurélio e Rotatória; nesta sexta, haverá passagem de caminhão, enquanto inseticida é aplicado a partir de segunda

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/03/2025
Horário 17:11
Foto: Prefeitura de Prudente
Trabalho de enfrentamento conta com orientação aos moradores
Trabalho de enfrentamento conta com orientação aos moradores

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), dará sequência nesta sexta-feira a um mutirão de combate à dengue nos bairros Cambuci, José Rota, Jardim Paraíso, Vila Aurélio e Vila Rotária, todos na zona leste da cidade.

A ação de BBC (Bloqueio e Controle de Criadouros) contará com 25 agentes envolvidos, com apoio de um caminhão para limpeza dos bairros.

Após a finalização do BCC, a Vigilância Epidemiológica fará a nebulização costal na segunda, terça e quarta, 17, 18 e 19 de março, finalizando os trabalhos de bloqueio e controle da dengue nessas localidades.

Trabalho contínuo

A Prefeitura aponta que, atualmente, Prudente contabiliza mais de 5 mil casos da doença, o que mantém os agentes de endemias e zoonoses em atividade contínua, orientando os moradores sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, tanto nos quintais quanto dentro das residências.

"É fundamental que cada um faça a sua parte, inspecionando seus quintais e removendo objetos que não têm mais utilidade", reforçou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco.

Desde janeiro, 35 bairros já foram contemplados com a nebulização ambiental. Outros oito bairros receberam a nebulização costal, com a entrada dos agentes nas propriedades para aplicar o inseticida diretamente nos focos.

Os agentes já visitaram 47.309 imóveis e realizaram palestras de conscientização em mais de 130 locais, fortalecendo as orientações preventivas.

Método Wolbachia

Além dessas medidas, nesta quinta-feira, equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) se reuniram com representantes do projeto Wolbachia para atualizar os novos servidores e falar sobre a divulgação do método no município, que está dentro da fase de engajamento comunitário. Esta fase envolve a participação ativa da população e de instituições como unidades de saúde, escolas, igrejas, associações e ONGs (organizações não governamentais), que recebem informações detalhadas sobre o funcionamento do método e o impacto no controle da dengue.

Após as ações de conscientização, será realizada uma pesquisa de opinião pública para avaliar o nível de entendimento e aceitação do método Wolbachia pelos moradores de Prudente.

O método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, que se reproduzem com os mosquitos locais, criando, ao longo do tempo, uma nova população de Aedes aegypti portadores da bactéria. A Wolbachia, que não é geneticamente modificada, está presente em cerca de 50% dos insetos, mas não de forma natural no Aedes aegypti. Quando essa bactéria está presente no mosquito, ela impede o desenvolvimento dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, contribuindo significativamente para a redução dessas doenças.

Boletim epidemiológico

Um boletim divulgado nesta quinta pela Vigilância Epidemiológica aponta que o município registra 5.734 casos confirmados de dengue, 12.363 notificações e quatro mortes causadas pela doença em 2025.

Publicidade

Veja também